CMPorto

Parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia para El Corte Inglés na Boavista

Parecer favorável ao Pedido de Informação Prévia para El Corte Inglés na Boavista

O Pedido de Informação Prévia (PIP) apresentado pelo El Corte Inglés para o terreno da antiga estação ferroviária da Boavista teve parecer favorável da Câmara do Porto.

Em resposta à Lusa, citada pelo Observador, a autarquia disse que “relativamente a este tema, foi transmitida uma informação prévia favorável, com a indicação das várias condições que deverão ser cumpridas no âmbito de um pedido de licenciamento da operação de loteamento”.

O PIP do projeto do El Corte Inglés foi entregue à Câmara do Porto em outubro de 2019 e contemplava, segundo adiantava em novembro desse ano o jornal Público, a construção de um grande armazém comercial, de um hotel e de um edifício de habitação comércio e serviços. Posteriormente, foi apresentada uma reformulação do projeto para os terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista.

Recorde-se que existe um contrato-promessa de direito de superfície para o terreno junto à Rotunda da Boavista, pelo qual o Corte Inglés já pagou à Infraestruturas de Portugal (IP), proprietária do terreno, 18,7 milhões de euros.

De referir que um grupo de cerca de 60 personalidades ligadas à academia e ao património ferroviário pediu a classificação como imóvel de interesse público daquele local, defendendo a importância da preservação da antiga estação ferroviária, em risco se o projeto do El Corte Inglés avançar.

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) informou a agência Lusa no dia 13 de abril que o pedido se encontrava em tramitação, tendo sido despachado para a Direção-Geral do Património Cultural para decisão.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes