PUB
Recheio 2024 Institucional

Rui Moreira e sindicatos da STCP debateram o reforço transitório da oferta

Rui Moreira e sindicatos da STCP debateram o reforço transitório da oferta

O reforço transitório da oferta da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), como resposta à pressão adicional do regresso às aulas e ao trabalho para muitos portuenses, foi o tema da reunião desta quinta-feira entre o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e elementos das organizações de representação dos trabalhadores da transportadora.

Proposto por Rui Moreira em meados de agosto, o reforço transitório das linhas e horários explorados pela STCP na cidade do Porto pretende dar resposta ao aumento da procura dos serviços da transportadora, aquando do regresso às aulas e ao trabalho de muitos portuenses.

Tendo em conta a situação de pandemia em que vivemos, este reforço permitirá, salienta o portal de notícias da autarquia, “mitigar os riscos de utilização do transporte público”, já que “torna possível que seja cumprida a lotação máxima estipulada dos veículos e, ao mesmo tempo, garante as condições de segurança, quer dos clientes, quer dos motoristas”.

 “Com mais autocarros ao serviço, será possível diminuir o intervalo de passagem dos veículos, reduzindo a pressão da procura crescente”, considera a autarquia, acrescentando que “a maior frequência da circulação dos meios da STCP também servirá de incentivo à utilização do transporte público – recorde-se que a Câmara do Porto aprovou a extensão da gratuitidade do título de transporte “Porto.13-15” até aos 18 anos, para os jovens estudantes residentes na cidade, algo especialmente relevante para o período de regresso às aulas”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este reforço transitório será “efetivo a partir do final próximo mês”, sendo que os veículos e motoristas que farão este serviço da STCP, “através de prestação de serviços contratada a empresas privadas”, serão personalizados à imagem dos que já circulam na cidade, permitindo assim a fácil identificação por parte dos utentes.

De acordo com o Porto., a “conversa franca e aberta” serviu também para Rui Moreira tranquilizar os representantes dos trabalhadores da STCP quanto aos desafios que a cidade vai enfrentar durante a realização de obras, nomeadamente da expansão da rede do Metro do Porto.

O autarca salientou o papel importante que a STCP terá durante esse período e considera que o objetivo é construir uma solução, assente no transporte públicocom base na premissa de que “quem anda a pé e de autocarro vai sempre chegar mais longe e mais perto do que os meios individuais de transporte”.

Relativamente ao futuro, e segundo avança o portal de notícias da autarquia, a Câmara do Porto pretende reforçar a oferta da transportadora, “com a contratação de mais motoristas e a aquisição de veículos, a avançar quando a intermunicipalização da STCP, atualmente em análise pelo Tribunal de Contas, tenha luz verde”.

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem