Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Queima das Fitas do Porto obriga a alterações e condicionamentos de trânsito

Queima das Fitas do Porto obriga a alterações e condicionamentos de trânsito

A Queima das Fitas do Porto, que decorre entre os dias 1 e 7 de maio, vai obrigar a vários condicionamentos de trânsito na cidade, nomeadamente nos dias em que ocorrem a Monumental Serenata, a Bênção das Pastas e o Cortejo, considerados os mais emblemáticos da semana.

Desta forma, entre as 20h00 de sábado, 30 de abril, e as 04h00 de domingo está previsto o corte de via no Campo dos Mártires da Pátria, arruamento sul (no troço compreendido entre a Travessa de S. Bento e a Rua de S. Filipe Nery, e arruamento norte, no troço compreendido entre o nº 170 e a Rua de S. Filipe Nery).

Por sua vez, o estacionamento vai estar condicionado no Campo dos Mártires da Pátria (arruamento Sul, no troço compreendido entre o n.º 1 e a Travessa de S. Bento) e na Rua de S. Bento da Vitória haverá alteração de sentido para Sul-Norte.

Há ainda condicionamento de trânsito com estreitamento de via na Rua da Restauração, lado Sul, entre a Rua Doutor Alberto Aires Gouveia e o Campos Mártires da Pátria, onde as paragens da STCP serão relocalizadas.

No domingo, dia em que ocorre a tradicional missa da Bênção das Pastas, a Câmara do Porto anunciou também condicionamentos no período compreendido entre as 08h00 e as 14h00, nomeadamente no Campo dos Mártires da Pátria, onde haverá corte de via (arruamento Sul, no troço compreendido entre a Travessa de S. Bento e a Rua de S. Filipe Nery).

Adicionalmente, o estacionamento estará também condicionado no Campo dos Mártires da Pátria (arruamento Sul, no troço compreendido entre o n.º 170 e a Rua de S. Filipe Nery e no troço compreendido entre o n.º 1 e a Travessa de S. Bento).

Na Rua de S. Bento da Vitória, voltará a haver alteração de sentido para Sul-Norte.

Durante a semana, estão previstos inúmeros condicionamentos entre as 10h00 de terça-feira, 3 de maio, e a 01h00 de quarta-feira, dia 4, devido à realização do Cortejo académico. Nesse sentido, a autarquia portuense anunciou a proibição de paragem e estacionamento na Rua de Camões, no troço compreendido entre a Travessa de Antero de Quental e a Rua de Alferes Malheiro; na Rua de Gonçalo Cristóvão, em ambos os lados do arruamento Norte, no troço compreendido entre a Praça da República e a Rua de Camões; na Rua de Gonçalo Cristóvão, em ambos os lados do arruamento Sul, no troço compreendido entre o n.º 187 e a Praça da República; na Rua de Alferes Malheiro, no troço compreendido entre a Rua de Camões e a Rua do Almada e na Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola, no troço compreendido entre o n.º 59 e o n.º 81.

Às ruas mencionadas juntam-se ainda a Praça do General Humberto Delgado, arruamento Nascente e Poente; a Avenida dos Aliados, no troço frente ao n.º 266 e numa extensão de aproximadamente 10 metros; a Rua da Trindade, no troço compreendido entre o n.º 23 e o n.º 75; a Rua de João das Regras, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Rua de Fonseca Cardoso e a Rua da Regeneração; a Rua das Musas, no troço compreendido entre a Rua de Camões e a Rua de Fonseca Cardoso; a Rua do Paraíso, no troço compreendido entre a Rua de S. Brás e a Rua de Faria Guimarães; a Travessa de S. Brás, no troço compreendido entre a Rua de S. Brás e a Rua de Camões; a Rua da Regeneração, no troço compreendido entre a Praça da República e o Largo da Lapa; a Praça da República, arruamento Norte, arruamento Nascente, arruamento Sul e arruamento Poente; a Rua do Dr. Ricardo Jorge, no troço compreendido entre a Praça da Trindade e a Rua do Almada; a Rua de Ramalho Ortigão, no troço compreendido entre a Avenida dos Aliados e a Rua do Almada; a Rua de Fernandes Tomás, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Rua da Trindade; a Rua do Estevão, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Praça da Trindade; a Rua de Rodrigues Sampaio, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Rua de Guilherme da Costa Carvalho; a Rua de Guilherme da Costa Carvalho, no troço compreendido entre a Rua de Rodrigues Sampaio e a Rua do Bonjardim; a ainda a Rua de Alexandre Herculano, no troço compreendido entre a Rua do Duque de Loulé e o n.º 221.

Já entre as 12h00 de terça-feira e as 01h00 de quarta, o trânsito vai estar proibido na Rua de Camões, no troço compreendido entre a Travessa de Antero de Quental e a Rua de Alferes Malheiro; Travessa da Senhora da Conceição, no troço compreendido entre a Travessa de Antero de Quental e a Rua de Camões; Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola, no troço compreendido entre a Rua de Alferes Malheiro e a Praça da Trindade; Praça da Trindade, arruamento Poente e Nascente; Rua do Clube dos Fenianos; Avenida dos Aliados, arruamento Poente e Nascente, entre a Rua do Clube dos Fenianos e a Rua de Elísio de Melo; Praça do General Humberto Delgado, arruamento Sul; Rua do Dr. António Luís Gomes; Rua da Trindade; Rua de Alferes Malheiro, no troço compreendido entre a Rua da Trindade e a Rua do Almada; Rua de Gonçalo Cristóvão, arruamento Norte, no troço compreendido entre a Praça da República e a Rua de Camões; Rua de Gonçalo Cristóvão, arruamento Sul, no troço compreendido entre o n.º 187 e a Praça da República; Rua de João das Regras, no troço compreendido entre a Rua de Fonseca Cardoso e a Rua da Regeneração; Travessa da Regeneração, no troço compreendido entre a Rua da Regeneração e a Rua de Camões; Rua das Musas, no troço compreendido entre a Rua de Camões e a Rua de Fonseca Cardoso; Rua do Paraíso, no troço compreendido entre a Rua de S. Brás e a Rua de Faria Guimarães; Rua da Regeneração, no troço compreendido entre a Praça da República e o Largo da Lapa; Praça da República, arruamento Norte, Nascente e lado Norte do arruamento Sul; Rua do Dr. Ricardo Jorge, no troço compreendido entre a Praça da Trindade e a Rua do Almada; Rua de Ramalho Ortigão, no troço compreendido entre a Avenida dos Aliados e a Rua do Almada; Rua de Fernandes Tomás, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Rua da Trindade; Rua do Estevão, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Praça da Trindade; Rua de Rodrigues Sampaio, no troço compreendido entre a Rua do Bonjardim e a Rua de Guilherme da Costa Carvalho; e Rua de Guilherme da Costa Carvalho, no troço compreendido entre a Rua de Rodrigues Sampaio e a Rua do Bonjardim.

Devido ao cortejo serão estabelecidos “sentidos de trânsito”, com supressão do corredor BUS, entre as 12h00 de terça-feira e a 01h00 de quarta, na Rua de Antero de Quental, no troço compreendido entre o Largo da Lapa e a Travessa de Antero de Quental.

No mesmo período, no Largo da Lapa, Rua da Lapa e Praça da República (arruamento Poente e lado Sul do arruamento Sul), ocorrerá o estabelecimento de dois sentidos de trânsito.

Por último, a Câmara do Porto anunciou também o “estabelecimento de sentido único Norte-Sul”, no mesmo horário, na Rua do Paraíso, no troço compreendido entre a Rua de S. Brás e a Rua da Regeneração; na Rua do Almada, no troço compreendido entre a Rua de Ramalho Ortigão e a Praça de D. Filipa de Lencastre; na Rua de José Falcão, no troço compreendido entre a Rua de Ceuta e a Praça de Guilherme Gomes Fernandes; e na Praça de Guilherme Gomes Fernandes, arruamento Nascente.

Entre as 12h00 de 3 de maio e as 01h00 de dia 4, será também estabelecido o sentido único Nascente-Poente na Praça de D. Filipa de Lencastre (arruamento norte) e Rua de Ceuta.

Recorde-se que a Queima das Fitas do Porto contará, durante toda a semana, com um reforço de operação da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz