
O centro de vacinação drive-thru, instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, entra esta quinta-feira em funcionamento, revelou a Câmara Municipal do Porto, em comunicado enviado às redações.
Destinado aos cidadãos que procedem ao agendamento automático da vacina contra a covid-19, atualmente disponível para cidadãos com idade igual ou superior a 25 anos, o equipamento permitirá a inoculação de cerca de duas mil pessoas por dia.
Recorde-se que o equipamento estava pronto a funcionar desde fevereiro. Contudo, o atraso na “luz verde” dada pelo Governo, que só chegou na semana passada, arrastou a abertura do equipamento para o dia 8 de julho.
Com esta estrutura, o município acredita que conseguirá reduzir o registo “excessivo” das inoculações que se estavam a verificar em locais como o Regimento de Transmissões do Exército.
O modo de funcionamento do centro drive-thru será, oficialmente, apresentado esta quinta-feira, pelos presidentes da Câmara Municipal do Porto, da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, e pelo CEO da Unilabs.
A operacionalização do equipamento, como já havia sido adiantado, ficará a cargo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), em articulação com os parceiros, nomeadamente a Unilabs, assegurando a autarquia portuense todo o apoio que for solicitado, nomeadamente no que respeita a cedência das instalações e policiamento.