Sabor do mês PD - peixe

Porto recebe “luz verde” para centro de vacinação drive-thru

Porto recebe “luz verde” para centro de vacinação drive-thru

O município do Porto recebeu esta semana “luz verde”, por parte do Governo, para a utilização do centro de vacinação drive-thru, instalado no Parque da Cidade.

A boa nova chegou a Rui Moreira através do secretário de Estado da Mobilidade e coordenador do plano de combate à covid-19 para a região Norte, Eduardo Pinheiro, revelou o presidente da autarquia, em declarações à Agência Lusa.
O centro, com capacidade para administrar cerca de duas mil vacinas por dia, deverá estar a funcionar dentro de “cinco ou seis dias”. Em causa, de acordo com o autarca, estão “questões logísticas que têm de ser articuladas”.

O drive-thru, avançou ainda, destinar-se-á a “inocular pessoas que fizeram o agendamento automático da vacina” e possibilitará a reduzir o registo “excessivo” das inoculações que se estavam a verificar em locais como o Regimento de Transmissões do Exército.

A operacionalização do equipamento, pronto desde fevereiro, ficará a cargo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), em articulação com os parceiros, nomeadamente a Unilabs, e a Câmara Municipal prestará todo o apoio que for solicitado, nomeadamente no que respeita a cedência das instalações e policiamento.

Recorde-se que o centro de vacinação drive-thru era uma prioridade para a Câmara Municipal do Porto, que, ainda no último mês, defendia, em conjunto com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), a sua operacionalização com a maior brevidade possível, alegando tratar-se de uma “forma segura e expedita” de garantir a administração das vacinas à população.

O memorando de entendimento com o Centro Hospitalar de São João para a implementação do centro de vacinação em causa foi aprovado pela autarquia em abril.

Fotografia: Miguel Nogueira

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes