Sogrape

Piscina das Marés assinala aniversário a “Partilhar Memórias”

Piscina das Marés assinala aniversário a “Partilhar Memórias”

No próximo dia 9 de setembro, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), vão assinalar os 55 anos da Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, com um encontro online.

Sob o mote “Piscina de Marés – Sharing Memories | Partilhar Memórias”, a iniciativa acontece no âmbito do projecto “Keeping it Modern – Piscina de Marés”, financiado pela Fundação Getty, avança o portal Construir.

Segundo sublinha, o encontro pretende “constituir um momento de registo de memórias e vivências da piscina que assinalou este ano 55 anos desde a sua inauguração”. O evento terá lugar no canal de YouTube FAUPlive, a partir das 14h00.

Recorde-se que o equipamento foi, recentemente, alvo de um “profundo e minucioso trabalho de conservação, restauro e reabilitação” levado a cabo pela autarquia liderada por Luísa Salgueiro.

Os trabalhos de requalificação incluíram a instalação mecânica de bombas de captação e circulação, sistema de filtragem e tratamento da água, tubagens e infraestruturas elétricas, num investimento de 1,3 milhões de euros.

Adicionalmente, foram também reabilitados todos os edifícios, assim como os tanques, com tratamento das superfícies de betão e madeiras, tendo sido ainda construídos novos balneários e aumentada a área de permanência ao ar livre.

A reabilitação foi realizada pelo município matosinhense, enquanto o processo de gestão e conservação da obra foi objecto de estudo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no âmbito do mesmo projeto.

Fotografia: CM Matosinhos

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz