
A Câmara Municipal de Matosinhos informou este fim de semana que as obras do Corredor Verde do Leça, cuja abertura do concurso público para a segunda fase de construção foi aprovada em dezembro passado, “decorrem a bom ritmo”.
Em causa, recorde-se, está a intervenção em toda a extensão do rio, entre as Pontes de Moreira e Carro, num valor aproximado de sete quilómetros. “São sete quilómetros de ciclovia e de percursos pedonais, o que vai permitir melhorar a visibilidade do rio Leça, promovendo um maior contacto com a natureza e novas oportunidades de mobilidade ao longo do rio”, destacou a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, citada em nota divulgada.
Além disso, aponta o município, a construção deste troço possibilitará ainda “promover a utilização de parques já existentes como o Parque da Paz, o Parque das Varas ou o Parque de Picoutos”.
Com um prazo de execução de 18 meses, a empreitada em causa está orçada em cinco milhões de euros.
Recorde-se que o projeto Corredor Verde do Leça envolve três fases. No total, serão intervencionados 18 quilómetros, num investimento de 19,7 milhões de euros. O projeto conta com um financiamento comunitário, no valor de 900 mil euros, para a aquisição de terrenos.
A primeira fase do projeto, que está a decorrer, corresponde ao troço entre a Ponte de Moreira e a Ponte da Pedra, numa extensão de cerca de 6,9 quilómetros e um investimento de 7,2 milhões de euros.
A segunda etapa diz respeito ao troço entre a Ponte de Moreira e a Ponte do Carro e a terceira ao troço entre a Ponte do Carro e Porto de Leixões, com ligações ao centro de Matosinhos e Leça da Palmeira.
O rio Leça, com uma extensão de 45 quilómetros, nasce em Santo Tirso, desagua em Matosinhos e durante décadas foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa. Mas, desde 2016, um grupo de grupo de trabalho, constituído por elementos dos municípios de Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, tem vindo a trabalhar na consolidação, estratégia e definição de um plano para o corredor do Leça.
Foto: CM Matosinhos