CM Matosinhos

Aprovado concurso para 2ª fase do Corredor do rio Leça

Aprovado concurso para 2ª fase do Corredor do rio Leça

A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou a abertura do concurso público para a segunda fase de construção do Corredor Verde do rio Leça, que compreende as pontes de Moreira e Carro, numa extensão de sete quilómetros.

Com um prazo de execução de 18 meses, a empreitada, diz o Jornal de Notícias, está orçada em cinco milhões de euros.

Recorde-se que o projeto Corredor Verde do Leça, que proporcionará “mobilidade suave ao longo do rio e, ainda, a estabilização e reabilitação ecológica das suas margens”, envolve três fases. No total, serão intervencionados 18 kms, num investimento de 19,7 milhões de euros. O projeto é cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal2020 / Norte 2020.

A primeira fase já está a decorrer e corresponde ao troço entre ponte de Moreira e ponte da Pedra (incluindo ligação a Picoutos), numa extensão de cerca de 6,9 quilómetros e um investimento de 7,2 milhões de euros.

A segunda etapa diz respeito ao troço entre ponte de Moreira e ponte do Carro e a terceira ao troço entre ponte do Carro e Porto de Leixões, com ligações ao centro de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Com uma extensão de 45 quilómetros, o rio Leça nasce em Santo Tirso, desagua em Matosinhos e durante décadas foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa. Mas, desde 2016, um grupo de grupo de trabalho, constituído por elementos dos municípios de Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, tem vindo a trabalhar na consolidação, estratégia e definição de um plano para o corredor do Leça.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.