A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou a abertura do concurso público para a segunda fase de construção do Corredor Verde do rio Leça, que compreende as pontes de Moreira e Carro, numa extensão de sete quilómetros.
Com um prazo de execução de 18 meses, a empreitada, diz o Jornal de Notícias, está orçada em cinco milhões de euros.
Recorde-se que o projeto Corredor Verde do Leça, que proporcionará “mobilidade suave ao longo do rio e, ainda, a estabilização e reabilitação ecológica das suas margens”, envolve três fases. No total, serão intervencionados 18 kms, num investimento de 19,7 milhões de euros. O projeto é cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal2020 / Norte 2020.
A primeira fase já está a decorrer e corresponde ao troço entre ponte de Moreira e ponte da Pedra (incluindo ligação a Picoutos), numa extensão de cerca de 6,9 quilómetros e um investimento de 7,2 milhões de euros.
A segunda etapa diz respeito ao troço entre ponte de Moreira e ponte do Carro e a terceira ao troço entre ponte do Carro e Porto de Leixões, com ligações ao centro de Matosinhos e Leça da Palmeira.
Com uma extensão de 45 quilómetros, o rio Leça nasce em Santo Tirso, desagua em Matosinhos e durante décadas foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa. Mas, desde 2016, um grupo de grupo de trabalho, constituído por elementos dos municípios de Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, tem vindo a trabalhar na consolidação, estratégia e definição de um plano para o corredor do Leça.