Sabor do mês PD - peixe

João Serrenho distinguido com o Prémio Carreira FEUP 2020

João Serrenho distinguido com o Prémio Carreira FEUP 2020

João Serrenho, CEO da CIN – a maior empresa ibérica de tintas e vernizes e uma das 40 maiores a nível mundial -, é o vencedor do Prémio Carreira FEUP 2020, galardão que tem por objetivo reconhecer a excelência do percurso dos diplomados da faculdade.

 “É uma grande honra, que não esperava, e apenas posso dizer que sempre tentei guiar-me pela máxima de que só o melhor é suficientemente bom. Temos que ser perseverantes, ter ideias claras e nunca pactuar com atuações dúbias e menos claras”, afirmou João Serrenho, citado pelo portal de notícias da U.Porto.

Atribuído anualmente, o Prémio Carreira FEUP destina-se a diplomados da Faculdade de Engenharia que se tenham distinguido ao longo da sua carreira, que constituam uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade, e que tenham contribuído para a consolidação da imagem da FEUP enquanto escola de referência na área da Engenharia.

João Serrenho, antigo estudante de Engenharia Química da FEUP e atual CEO da maior empresa ibérica de tintas e vernizes e uma das 40 maiores a nível mundial, é o vencedor da 3ª edição do galardão que já distinguiu António Segadães Madeira Tavares (2019) e Luís Valente de Oliveira (2018).

A CIN foi fundada em 1917, sendo que João Serrenho representa a segunda geração da família na empresa. O pai, António Serrenho, também engenheiro químico, entrou como acionista da CIN em 1957. “A marca do meu pai é inconfundível. Foi o primeiro químico que pôs os pés dentro desta casa e quando entrei para cá, nos anos 70, a CIN já era reconhecida como líder dos acabamentos industriais”, apontou, numa entrevista à VIVA!.

Foi nos anos 70, com o fim do condicionamento industrial, que a empresa iniciou uma fase de crescimento bastante acentuado.

João Serrenho entrou na empresa em 1976 para liderar o Gabinete de Estudos, cargo que ocupou até 1993. A partir desta data, assumiu a função de Diretor e Administrador da empresa, ocupando-se das áreas de Engenharia e Sistemas de Produção, Informática, Relações Internacionais e Marketing. Em 2007, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração, que atualmente acumula com a Presidência do Conselho de Administração de: Tintas CIN de Angola, CIN Valentine (Espanha), CIN Industrial Coatings (Portugal), Boero Bartolomeo (Itália), Administrador da CIN International BV (Holanda) e Pleso Holding BV (Holanda), elenca a U.Porto.

João Serrenho é também membro do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal (AEP), do Board do Nova Paint Club, do Board do CEPE (European Council of the Paint, Printing Ink, and Artist’s Colours Industry), de que foi Chairman do período de 2009 -2010.

Em 2012, João Serrenho foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Industrial.

Recorde-se que, em fevereiro deste ano, a CIN adquiriu o grupo italiano Boero, líder nos setores de tintas para a construção civil, iates e naval, tendo João Serrenho passado a desempenhar os cargos de presidente do Conselho de Administração e Administrador Delegado do Grupo Boero.  

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem