Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Immersivus Gallery Porto reabre com mostra imersiva sobre Michelangelo e Da Vinci

Immersivus Gallery Porto reabre com mostra imersiva sobre Michelangelo e Da Vinci

“Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci”, o novo espetáculo do ateliê OCUBO, estreia esta sexta-feira, 16 de abril, na Immersivus Gallery Porto, o espaço subterrâneo da Alfândega do Porto.

As Furnas da Alfândega do Porto foram transformadas numa monumental tela onde o conteúdo multimédia é projetado no chão, paredes e teto, preenchendo todo o espaço com cores e animações.

Depois de Monet e Klimt, o espaço volta a receber uma exposição que junta a arte e a tecnologia, desta vez numa mostra dedicada aos pintores renascentistas Leonardo Da Vinci e Miguel Ângelo.

A viagem começa pelo legado de Michelangelo (1475-1564), conhecido como o Divino, abordando a sua obra desde a sua génese até às suas influências nas diversas vertentes artísticas – pintura, escultura e arquitetura. No espetáculo do OCUBO, revisita-se a “mão do fresco d’A Criação de Adão (fresco, 1511), a escultura de David (1501) e de Baco (1596), o guerreiro que enfrentou Golias. Há também referências à mitologia romana e referências bíblicas com as obras Pietà (escultura, 1498) e no conjunto de pinturas no Teto da Capela Sistina (1508-1512) onde é possível observar «O Dilúvio» e «O Julgamento Final». A viagem termina no ponto de partida:  n’A Criação de Adão”, adianta.

A experiência continua com a mente visionária de Leonardo Da Vinci (1452-1519), demonstrada num espetáculo visual com recurso aos seus escritos, pesquisas, invenções e estudos – onde se incluem o Codex Leicester e o Codex Atlanticus – até às suas principais obras, com destaque para Homem Vitruviano (1490), A Última Ceia (1495-98) e a mais do que representativa Mona Lisa (1503-06). Não faltam, também, referências a algumas pinturas de cunho cristão, como A Anunciação, Salvator Mundi, São João Batista ou a Batalha de Anghiari.

A exposição “Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci” fica patente ao público na Alfândega do Porto até 11 de julho. De terça a sexta-feira, há sessões às 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Ao fim de semana, devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência, a mostra contará apenas com uma sessão, às 11h.

De referir que a Immersivus Gallery Porto continua a apresentar os espetáculos “Porto Legends – The Underground Experience” e “Impressive Monet & Brilliant Klimt”

Os bilhetes podem ser comprados aqui

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz