
A partir do final de agosto, as crianças até aos 12 anos que ainda não possuam um passe Andante vão poder solicitar a emissão daquele título de transporte gratuito nas escolas ou municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Já as crianças que possuem cartão Andante válido “poderão dirigir-se, a partir do final de agosto, aos pontos de venda Andante para alteração para o perfil sub-13”, munidas de uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito, indicou a AMP à agência Lusa, citada pelo Sapo.
Para os que ainda não possuem cartão Andante, a atribuição dos passes será realizada, numa primeira fase, em back office, “através da solicitação da emissão do cartão Andante nos estabelecimentos de ensino/municípios”, de modo a “evitar o congestionamento do atendimento nos pontos de venda Andante”.
A partir de 15 de outubro, o título poderá ser solicitado diretamente nos pontos de venda Andante. Os alunos deverão levar uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito.
De recordar que o título, que entra em vigor a partir de 1 de setembro, é uma das medidas previstas no âmbito do Programa de Redução Tarifária, que inclui ainda a implementação do passe família, ainda sem data para entrar em vigor na AMP, devido a “constrangimentos técnicos” que não permitem acautelar situações de “fraude”.
De referir ainda que a Câmara do Porto aprovou a criação do título “Porto.13-15”, assinatura que vai tornar gratuitas as deslocações de jovens residentes na cidade, entre os 13 os 15 anos, nos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, já a partir de setembro. O formulário já está disponível em todas as escolas do Município – públicas, privadas e profissionais.