PUB
Recheio 2024 Institucional

Crianças até aos 12 anos podem pedir Andante gratuito nas escolas ou municípios da AMP

Crianças até aos 12 anos podem pedir Andante gratuito nas escolas ou municípios da AMP

A partir do final de agosto, as crianças até aos 12 anos que ainda não possuam um passe Andante vão poder solicitar a emissão daquele título de transporte gratuito nas escolas ou municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Já as crianças que possuem cartão Andante válido “poderão dirigir-se, a partir do final de agosto, aos pontos de venda Andante para alteração para o perfil sub-13”, munidas de uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito, indicou a AMP à agência Lusa, citada pelo Sapo.

Para os que ainda não possuem cartão Andante, a atribuição dos passes será realizada, numa primeira fase, em back office, “através da solicitação da emissão do cartão Andante nos estabelecimentos de ensino/municípios”, de modo a “evitar o congestionamento do atendimento nos pontos de venda Andante”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A partir de 15 de outubro, o título poderá ser solicitado diretamente nos pontos de venda Andante. Os alunos deverão levar uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito.

De recordar que o título, que entra em vigor a partir de 1 de setembro, é uma das medidas previstas no âmbito do Programa de Redução Tarifária, que inclui ainda a implementação do passe família, ainda sem data para entrar em vigor na AMP, devido a “constrangimentos técnicos” que não permitem acautelar situações de “fraude”.

De referir ainda que a Câmara do Porto aprovou a criação do título “Porto.13-15”, assinatura que vai tornar gratuitas as deslocações de jovens residentes na cidade, entre os 13 os 15 anos, nos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, já a partir de setembro. O formulário já está disponível em todas as escolas do Município – públicas, privadas e profissionais.

PUBLICIDADE
PUB
PD-Bairro Feliz