Os formulários para solicitar o novo título de transporte gratuito para jovens com idades entre os 13 e os 15 anos residentes no concelho do Porto, já estão disponíveis em todas as escolas do concelho.
A Câmara do Porto aprovou, na sexta-feira, por unanimidade, a criação do título “Porto.13-15”, assinatura que vai tornar gratuitas as deslocações de jovens residentes na cidade, entre os 13 os 15 anos, nos transportes públicos integrados no sistema intermodal Andante, já a partir de setembro.
O formulário já está disponível em todas as escolas do Município – públicas, privadas e profissionais. “As escolas [incluindo privadas e profissionais], hoje mesmo [sexta-feira] já têm os formulários disponíveis. Portanto qualquer encarregado de educação pode dirigir-se à escola do seu filho e se o seu filho viver na cidade do Porto pode preencher já o formulário de adesão”, disse a vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel.
O cartão, que vai ter um custo de adesão de seis euros, pode ser solicitado nas escolas até outubro, sendo que no caso dos alunos que “residam no Porto, mas não estudem no Porto”, estes deverão dirigir-se ao Gabinete do Munícipe.
O título “Porto.13-15” assegura a gratuitidade aos jovens residentes no concelho, com idade entre os 13 e os 15 anos e poderá ser levantado nas respetivas escolas.
Esta medida é complementar à prevista no âmbito do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) que alarga a gratuitidade dos passes aos jovens até aos 12 anos em toda a rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP). Por ano, o investimento aproximado é de um milhão de euros, avança o portal de notícias da autarquia. Esta medida pode atingir cerca de 8 mil jovens estudantes.
Foto: Miguel Nogueira | CM Porto