PUB
Galiza

21 anos de Metro do Porto e mais de mil milhões de passageiros transportados

21 anos de Metro do Porto e mais de mil milhões de passageiros transportados

O Metro do Porto foi inaugurado a 7 de dezembro de 2002 e, desde então, tem feito parte da vida de mais de mil milhões de passageiros que usufruíram do seu serviço. Até ao final do mês de novembro, foi registado um total de 1.031,2 milhões de validações, que traduz o “forte impacto direto” no dia-a-dia dos cidadãos, nestes 21 anos de existência.

“Neste ano de 2023 e embora estejamos ainda no início do mês, de resto, foi já superado o recorde anual de procura, com mais de 72 milhões de pessoas a viajar a bordo dos veículos do Metro (2019 havia sido o melhor período até aqui, com 71,5 milhões de validações). Ao todo, no mesmo hiato temporal, foram percorridos mais de 133 milhões de quilómetros – o equivalente a 3.325 voltas completas ao planeta Terra -, sempre com o intuito de servir a população. De resto, não é de admirar que o inquérito realizado aos clientes tenha mostrado uma percentagem altíssima (acima de 85%) de satisfação com o serviço em geral”, afirma a empresa de transporte metropolitano, em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, foi, também, reduzido o impacto ambiental devido à forte adesão ao Metro, resultando em menos 55 mil toneladas anuais de CO2 que deixaram de ser emitidas, e à implementação de mais de 200 mil metros quadrados de áreas verdes e mais de 5 mil árvores plantadas, integradas nas “obras de requalificação urbana complementares à rede”.

Os próximos anos vão continuar a ser de crescimento para o Metro do Porto. Até ao final de 2023, está prevista a conclusão dos trabalhos de extensão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, e, em 2024, conclui-se a construção da linha que ligará São Bento à Casa da Música, a Linha Rosa (G), e arranca a obra para construir a Linha Rubi – “a nova linha de Gaia, que une a Casa da Música a Santo Ovídio e implica a construção de uma nova ponte sobre o Douro”, a Ferreirinha.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por fim, será inaugurada “uma nova modalidade de transporte no país”, o metroBus, que vai ligar a Boavista à Praça do Império e à Rotunda da Anémona.

Com os olhos no futuro, o Metro do Porto continua a trabalhar para evoluir a mobilidade dos cidadãos e chegar, cada vez mais, a mais população, permitindo uma melhoria na qualidade de vida.

“Às pessoas que vieram e às que partiram entretanto, às que vão e vêm e às que hão de vir só nos resta uma palavra de agradecimento e a garantia de que vamos continuar a servi-las em cada estação das suas vidas”, conclui o comunicado.

Artigos relacionados
Futura estação de metro do Hospital de Gaia está quase concluída (imagens)
Metro do Porto revela imagens do futuro metrobus
Metro do Porto revela mapas das novas linhas (Gondomar, São Mamede, Maia e Trofa)
Linha Rubi: Porto e Gaia vão ganhar mais estacionamento, novas praças e um miradouro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem