PUB
Recheio 2024 Profissional

Linha Rubi: Porto e Gaia vão ganhar mais estacionamento, novas praças e um miradouro

Linha Rubi: Porto e Gaia vão ganhar mais estacionamento, novas praças e um miradouro

A construção da futura Linha Rubi (H) da Metro do Porto vai trazer, às cidades do Porto e Gaia, entre outras novidades, mais parques de estacionamento. Serão instalados 446 lugares na estação do Campo Alegre, no Porto, e mais 30 lugares na Devesas, em Vila Nova de Gaia.

O projeto junta-se à inicialmente prevista construção de um parque de estacionamento na futura estação Rotunda, sita na Rotunda Edgar Cardoso, em Vila Nova de Gaia, “com capacidade para cerca de 500 viaturas”.

Foto: Metro do Porto (vídeo projeto)

“O estacionamento na futura estação do Campo Alegre, subterrâneo, juntar-se-á assim ao jardim que ficará no lugar do atual parque de estacionamento à superfície, bem como a uma sala universitária de ‘e-learning’ e à ligação subterrânea entre as faculdades daquele polo, sem necessidade de atravessamento da Via Panorâmica e da Rua de Entrecampos”, lê-se na notícia avançada pelo Porto Canal.

Mas as novidades não ficam por aqui. A nova ponte que unirá Porto e Gaia, futura Ponte Dona Antónia Ferreira (Ferreirinha), contará com um “novo acesso da cota baixa (Rua do Ouro) à Calçada da Boa Viagem” por uma “«passerelle» de ligação entre o elevador público e a calçada da Boa Viagem”.

Foto: DR / Público

“A criação de um espaço público e da ‘passerelle’ que, através de um ascensor público na Rua do Ouro, vai permitir vencer um desnível de 26 metros de altura, vai prestar um serviço fundamental às populações do Bicalho, da Boa Viagem, Salgueiro Maia e Gólgota”, informa o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), segundo a mesma fonte.

Em suma, a cidade do Porto ganha: a nova praça na Rua do Ouro, o novo terraço na Rua do Bicalho e a calçada na Rua da Boa Viagem. Na praça na Rua do Ouro está projetado, também, o “acesso à linha do elétrico, uma esplanada, um jardim, a espelhos de água e a um parque de bicicletas e trotinetes, estando também prevista a instalação de um edifício técnico de apoio à ponte”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no lado de Gaia, um novo parque urbano nasce. Será desenvolvido “um conjunto de plataformas e caminhos que permite a ligação entre a zona ribeirinha e à zona da estação do Arrábida Shopping através de escadas e rampas”.

Foto: Metro do Porto (vídeo projeto)

Na futura estação da Arrábida, “a área da plataforma foi alargada para criar um grande espaço com função de miradouro”.

A empreitada permitirá, assim, “estabelecer conexões com Vila Nova de Gaia e com a zona ribeirinha, sendo propostos circuitos pedonais e ciclovias, dando também continuidade às ciclovias e passeios previstos para a nova ponte sobre o rio Douro”.

Recorde-se que a futura Linha Rubi da Metro do Porto resulta de um investimento de 435 milhões de euros, estando o fim da obra previsto até 2026. As estações são: no Porto, Casa da Música e Campo Alegre; em Gaia, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio.

Imagens: Metro do Porto (vídeo projeto)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem