A Metro do Porto revelou, esta sexta-feira, as imagens do futuro metrobus. Os veículos, autocarros elétricos movidos a hidrogénio, serão construídos como resultado de um contrato no valor de 29,5 milhões de euros.
O serviço do metrobus, previsto iniciar em 2024, fará a ligação da Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17). Os veículos irão circular numa via própria na Avenida da Boavista e “em convivência com os automóveis” na Avenida Marechal Gomes da Costa, sendo que serão movidos a hidrogénio.
O investimento, além de cobrir a construção dos 12 autocarros e a sua manutenção durante 15 anos, abrange, também, “execução das infraestruturas técnicas de produção de hidrogénio verde e de energia elétrica de fonte renovável – garantindo emissões zero, absolutamente em linha com os objetivos de descarbonização e total autonomia energética”, afirma a Metro do Porto à Lusa, conforme noticiado pelo Porto Canal.
De acordo com a mesma fonte, o objetivo é “produzir, através de painéis fotovoltaicos localizados nas estações de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a média diária mínima de 350 quilogramas (kg) de hidrogénio necessária para abastecer, na estação da Areosa, os veículos BRT (Bus Rapid Transit, vulgo ‘metrobus’)”.
Estes veículos têm a durabilidade (comercial) mínima prevista de 16 anos. A sua autonomia mínima é de 350 quilómetros (km) a hidrogénio e 50 km no modo elétrico.
Quanto à estética, esta representa um equilíbrio entre a “evolução positiva” em direção a um futuro mais moderno, sem esquecer o sucesso do design dos “veículos antecessores”.
No interior, contam com uma “lotação igual ou maior a 130 passageiros, dos quais 35 sentados”.
Recorde-se que para este serviço estão previstas as estações: Casa da Música, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império, no primeiro serviço, e na secção até Matosinhos adicionam-se Antunes Guimarães, Garcia de Orta, Nevogilde, Castelo do Queijo e Praça Cidade do Salvador (Anémona).
Imagens: Metro do Porto