PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Um Porto medieval, agora aberto ao público

Um Porto medieval, agora aberto ao público

“Herdeira de uma longa história que remonta ao século XI, tempo das cruzadas e da constituição do reino de Portugal, a Ordem Terceira da Trindade participou no movimento de transformação da cidade medieval em urbe moderna, definindo e consolidando uma nova centralidade no Porto” e, após as intervenções de requalificação do edifício, abriu as portas ao público para mostrar as suas “peças icónicas, como paramentos, custódias e pratas de cariz religioso”.

Experience Trindade, a nova oferta cultural da cidade Invicta, é composta por três circuitos: “Igreja”, “Ordem” e “Full Experience”.

O circuito “Igreja” mostra, em formato cronológico, a Ordem da Trindade desde o século XI até ao presente, “focando-se na contextualização da história universal e local”.

Já o da “Ordem”, inclui uma visita à Igreja, agora mais profunda, com acesso “às salas do edifício setecentista contíguo, cofre, escadarias e salão nobre, coro alto e galeria”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O “Full Experience” oferece, tal como o nome indica, a “experiência completa”. Além de permitir a visita a todos os espaços do edifício, é possível visitar a torre sineira e os terraços, onde é “desvendado mais sobre a narrativa dos cativos e detalhes arquitetónicos dos bastidores do templo”. Sendo a experiência recomendada, esta dá aos visitantes a regalia de ver, “lá do alto”, um ângulo da cidade Invicta “até agora desconhecido”.

De acordo com o portal de notícias do município, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, afirma que “a memória histórica da Ordem da Trindade nos permite compreender melhor o processo de construção e afirmação do Porto”. Para o autarca é “um dever cívico partilhar com a comunidade o património material e imaterial das instituições, tendo em vista o desenvolvimento cultural do país”.

Recorde-se que a VIVA! esteve presente na inauguração da Experience Trindade e contou, ainda, com declarações exclusivas de Paulo Ferreira, diretor geral da Ordem da Trindade. Pode ver o artigo e as imagens aqui.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce