PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Há uma nova experiência para conhecer na Igreja da Trindade

Há uma nova experiência para conhecer na Igreja da Trindade

A cidade do Porto acaba de ganhar mais uma oferta cultural: trata-se da Experience Trindade-Porto. Esta nova experiência é o mais recente projeto da Ordem da Trindade e divide-se em três circuitos.

Inaugurados esta quinta-feira, dia 29, oficialmente, mas em soft opening há já algum tempo, os circuitos «Igreja», «Ordem» (Igreja + Ordem) e «Full Experience» (Igreja + Ordem + Torre), prometem surpreender não só os turistas como os portuenses.

Em conversa com a VIVA! o diretor geral da Ordem da Trindade, Paulo Ferreira, explicou que os três se complementam e que o primeiro circuito proporciona “a visita à Igreja com uma explicação sobre os altares que a compõem”.

O referente à «Ordem» permite “a visita a várias salas onde estão distribuídas pinturas, esculturas, arte sacra, ao cofre e no final fazem também a visita pela Igreja”.

Por sua vez, quem compra o «Full Experience» tem acesso aos três circuitos: “além da Igreja e da Ordem sobe também à Torre onde lhe é contada a narrativa dos santos que libertavam os cativos e onde têm uma vista única sob a cidade do Porto”.

A Experience Trindade-Porto é acompanhada por um audioguia disponível em cinco línguas diferentes, o português, francês, alemão, espanhol e inglês. Esta funcionalidade deve ser «descarregada» através de uma aplicação no telemóvel, em que depois através de um QR Code é possível acompanhar a explicação pelos vários pontos dos circuitos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para Paulo Ferreira esta experiência destina-se a diversos públicos: “aquele que está mais ligado ao turismo religioso; o público que aprecia a forma como o design da exposição foi projetado; o público do Porto que nunca teve a oportunidade de perceber o que a Ordem da Trindade tinha para mostrar; e o turista que quer ver coisas inovadoras para poderem ocupar os seus dias enquanto visitam a cidade”.

Os grupos são também um foco da Ordem da Trindade e, por esse motivo, vão ser iniciados contactos “com empresas de viagens e que fazem já visitas guiadas na cidade do Porto”, com “as residências seniores, as escolas básicas e algumas universidades, nomeadamente a católica, que tem o curso de teologia”, revelou.

Todos os interessados em conhecer a Experience Trindade-Porto podem fazê-lo mediante o novo horário de verão (julho e agosto). A primeira visita acontece às 9h da manhã e a última entrada será às 19h. Nos restantes meses o horário disponível é entre as 10h e as 18h, sendo que o fecho só acontece às 19h.

O diretor geral da instituição adiantou ainda que a proposta inicial foi de criar um museu, mas rapidamente perceberam que «bastava» “abrir as portas e mostrar aquilo que existe em termos de património arquitetónico e acervo”.

Para que o “circuito de visitação mostrasse aquilo que a Ordem tem de importante, e que a maior parte da cidade e turistas desconhecem”, foi criada uma equipa multidisciplinar de historiadores e professores, entre quais o professor Mário Bruno Pastor e a professora Manuela Pinto da Costa, a designer Maria Ramalho Fontes, e Luís Neves, do estúdio de comunicação.

No que toca ao futuro Paulo Ferreira avançou que será criado, brevemente, “numa grande sala, que era uma antiga biblioteca, um espaço para exposições temáticas”. O principal objetivo “é que a Ordem da Trindade faça parte da oferta cultural do Porto e que seja reconhecida por todos como um ponto de referencia na cidade”, concluiu.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce