O projeto do Terminal Intermodal de Campanhã, obra emblemática que está a nascer em Campanhã, levou o seu arquiteto, Nuno Brandão Costa, a vencer o prémio 2021 atribuído pela Associação Internacional de Críticos de Arte (AIC), no setor da Arquitetura.
Segundo informações avançadas pela Câmara Municipal do Porto, o também professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, foi reconhecido pelo projeto do TIC, que constitui “um marco assinalável na arquitetura portuguesa atual”, segundo realçou o júri.
“Pelo modo como privilegia os novos sistemas de mobilidade urbana e a consequente regeneração de uma área da cidade afetada, desde o século XIX, pela construção da estrutura ferroviária ainda existente e em funcionamento”, detalhou, destacando o “percurso de excelência do autor”.
Ainda de acordo com o júri, a obra representa “um dos mais relevantes projetos públicos em curso no Porto” e articula “de forma exemplar infraestrutura, topografia e espaço público numa cidade que vai de novo ao encontro do território para a introdução dos sistemas naturais no seu desenho”.
Recorde-se que os trabalhos do Terminal Intermodal de Campanhã arrancaram em setembro de 2019, mesmo no limiar da entrada da pandemia em território português, e deverão estar concluídos no decorrer do ano de 2022, possivelmente no segundo semestre.