PUB
Recheio 2024 Institucional

Teatro Nacional São João vai ter obras no valor de 1,6 milhões

Teatro Nacional São João vai ter obras no valor de 1,6 milhões

Foram publicados em Diário da República dois concursos públicos para a realização de obras no edifício-sede do Teatro Nacional de São João, no Porto, no valor de 1,65 milhões de euros.

A “Empreitada de Reabilitação do Interior do Edifício do Teatro Nacional São João” tem um preço base de 953862.52 Euros, enquanto que o valor da reabilitação da Arquitetura de Cena é de 695821.33 Euros. No total, as operações somam um investimento na ordem de 1,65 milhões de Euros e têm um prazo de execução do contrato de “165 dias”.

Fonte oficial do Teatro Nacional de São João (TNSJ) confirmou à agência Lusa que o edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva “vai encerrar temporariamente para ser submetido a obras de reabilitação do seu interior e da arquitetura de cena, entre o final de março e o princípio de outubro de 2021”.

“No ano em que se celebra o centenário da inauguração do edifício-sede, o TNSJ está a preparar mais um relevante capítulo da história deste monumento nacional”, salientou a instituição cultural portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o Notícias ao Minuto, e de acordo com a resposta do TNSJ enviada à Lusa, os dois concursos públicos lançados na semana passada justificam a importância de uma intervenção transversal com a necessidade de “prover a conservação, valorização e modernização do edifício, de requalificá-lo e adequá-lo às atuais exigências legais em termos de segurança e acessibilidade, dando cumprimento a recomendações emitidas pela Direção-Geral das Atividades Culturais, de reabilitar elementos degradados na sala de espetáculos, mas também ao nível dos tetos, paredes e pavimentos”.

Os trabalhos a realizar incluem a renovação e substituição dos sistemas e equipamentos de climatização, para beneficiar a sustentabilidade energética, conforto térmico e segurança, bem como a remodelação e atualização das instalações e dos equipamentos elétricos.

Já a empreitada de reabilitação da arquitetura de cena do TNSJ irá modernizar a estrutura de palco, nas vertentes mecânica, elétrica e informática, começando pelo nivelamento do palco e pela substituição das quarteladas, e passando pela introdução de varas motorizadas, de novos motores pontuais e de consolas de comando.

Recorde-se que as obras de reabilitação haviam sido anunciadas em fevereiro deste ano pelo presidente do TNSJ, Pedro Sobrado, à margem da apresentação da programação comemorativa do centenário da instituição.

PUBLICIDADE
PUB
PD-Bairro Feliz