PUB
Recheio 2024 Institucional

Sugestões 7 Dias

Sugestões 7 Dias

A VIVA! reuniu, mais uma vez, as melhores sugestões para os próximos sete dias no Grande Porto. Veja as várias opções e escolha de que forma irá desfrutar dos seus momentos de pausa.

Entre concertos, exposições ou até lançamento de livros o difícil será decidir…

Aproveite o seu tempo livre e vá assistir aos diferentes espetáculos integrados no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). O evento está de regresso ao Porto entre os dias 10 e 21 de maio. Esta 46ª edição não tem como palco só a cidade Invicta, mas também Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo. No total, a iniciativa vai passar por 11 salas, onde serão apresentados 14 espetáculos.

CONCERTOS

Jam session hosted by Gonçalo Ribeiro
As noites de sexta-feira começam com um concerto que dá o mote à jam session, aberta a todos os músicos que queiram vir participar neste movimento. Ligado à tradição como ponto de partida para os diversos percursos da música improvisada e do jazz contemporâneo, este encontro semanal é um ritual antigo, sempre novo, sempre diferente.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 5 de maio
Hora: 21h30

Concerto pela Paz
Concerto pela Paz com a participação da Associação Musical de Pedroso, Centro Recreativo de Mafamude, Conservatório Regional de Gaia, Contra-Regra, Clube de Teatro da ES Inês de Castro, Ginasiano Escola de Dança e Orfeão de Oliveira do Douro. Uma organização da CPPC – Conselho Portugês para a Paz e Cooperação, com o apoio da Câmara Municipal de V. N. Gaia e da Federação das Coletividades de V.N. Gaia.
Local: Auditório Municipal de Gaia
Data: 6 de maio
Hora: 21h30

Lamb Changes feat. Perico Sambeat e André Fernandes
Lamb Changes, trio composto por músicos da nova geração, convida dois nomes maiores do jazz – Perico Sambeat e André Fernandes – para a partilha de um concerto. Esses artistas consagrados trazem consigo uma mistura única de influências e experiências que elevará ainda mais a sonoridade do grupo. Juntos, proporcionarão uma experiência envolvente e singular para os amantes da arte da improvisação.
Este concerto oferece uma oportunidade para apreciar a habilidade e criatividade desses artistas e ser envolvido por um espetáculo sonoro que certamente será inesquecível. Lamb Changes é um projeto improvável, mas que certamente conquistará aqueles que tiverem a chance de os ouvir.
Local: Espaço Porta-Jazz
Data: 6 de maio
Hora: 21h30

Fado no Ateneu
Em maio o Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto vai abrir as portas ao Fado com a iniciativa «Fado no Ateneu». O público vai poder assistir a sessões musicais com oferta de um cálice de vinho do Porto. Durante este mês, Fado no Ateneu recebe a jovem fadista Adriana Paquete, natural da Póvoa de Varzim, canta desde os 12 anos. Lançou em março o seu primeiro disco «Meu Coração», que apresenta uma perspetiva singular do fado tradicional, homenageando aqueles com quem aprendeu – Amália Rodrigues, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria e António Rocha.
Local: Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto
Data: 6 de maio
Hora: 18h30

EXPOSIÇÕES

As Ilhas são Pessoas
Ninguém entende melhor a vida destes locais como os seus residentes, este registo fotográfico pretende transmitir a essência e o sentido de comunidade que ainda se vive nas ilhas desta freguesia, dignificando assim a sua identidade. As ilhas são as pessoas, e mesmo enfrentando as adversidades e problemáticas da sociedade atual, os laços comunitários ainda permanecem. Esta exposição resulta de um projeto que se encontra em contínuo desenvolvimento, cujo objetivo é a preservação da memória futura e a valorização social da identidade destas comunidades que tanto caracterizam a cidade do Porto.
Local: Junta de Freguesia do Bonfim
Data: até 14 de maio

Cidade dos Vivos / Cidade dos Mortos
Este é um projeto fotográfico de Robert Wilczyński. Ao combinar fotografias arquivais de pessoas e lugares do Gueto de Varsóvia (da coleção do Museu do Gueto de Varsóvia) com imagens atuais de Varsóvia – utilizando a técnica da dupla exposição – o artista evoca e torna visível um período dramático na história da cidade.
Local: Torre dos Clérigos
Data: até 26 de maio

Pintar a Luz, Viver a Cor
Cerca de sessenta obras foram criteriosamente selecionadas para integrar uma exposição única e absolutamente representativa da obra a óleo de Manuel Cargaleiro. Em «Pintar a Luz, Viver a Cor» percebe-se como o carácter radioso do Mestre Cargaleiro se mescla na paleta, para ocupar naturalmente o tempo e o espaço de uma tela, dando a conhecer uma realidade não visível, através de uma linguagem verdadeiramente singular e irresistivelmente sedutora.
Local: Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Data: até 18 de junho
Hora: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia
A 5.ª Bienal Internacional de Arte Gaia compreende vinte exposições de mais de 300 artistas de várias nacionalidades, que pretendem continuar a cumprir o objetivo de “agitar consciências” numa “Bienal de Causas”, que este ano presta homenagem a Carlos Carreiro e João Jacinto.
Local: Quinta da Fiação, Lever
Data: até 8 de julho
Hora: de terça-feira a domingo, das 14h30 às 19h

ESPETÁCULOS

Longa Jornada Para a Noite
Eugene O’Neill compôs esta “peça de antigas penas, escrita a lágrimas e sangue” entre 1939 e 1941, mas a autobiográfica Longa Jornada Para a Noite só seria publicada e representada postumamente, em 1956, a pedido do autor. Da tradutora Luísa Costa Gomes ao encenador Ricardo Pais, da atriz Emília Silvestre aos atores João Reis e Pedro Almendra. Um ensemble capaz de conferir espessura a estas criaturas a um tempo vulneráveis e implacáveis, sarcásticas e melancólicas, gagas e eloquentes. “Gaguejar é a eloquência nativa da nossa gente, o povo do nevoeiro.”
Local: Teatro Nacional São João
Data: até 7 de maio
Hora: várias sessões às 16h, 19h e 21h

Rafael Portugal – Eu comigo Mesmo
Ator, cantor, compositor e humorista, Rafael Portugal é um dos nomes mais populares e aclamados do humor da nova geração no Brasil.
Eleito pelo Prêmio F5, site de entretenimento da Folha de S. Paulo que premeia os melhores do ano, como melhor humorista de 2020, e pelo Risadaria, um dos maiores festivais de humor do mundo, como o melhor ator de comédia de 2017, chega a Portugal com o seu último solo!
Integrante do “Porta dos Fundos” e “A Culpa é do Cabral”, e dando vida ao quadro “CAT BBB” no Big Brother Brasil, Rafael é alegria em forma de talento, na sua mais pura simplicidade e verdade.
O seu stand up comedy traz toda a genialidade e versatilidade do artista, que por certo, é mais do que aguardado e acarinhado pelo público português e brasileiro.
Local: Teatro Sá da Bandeira
Data: 8 e 9 de maio
Hora: 21h

Flávia Gusmão – #5BOCHIZAMI
#5BOCHIZAMI é o capítulo final de NA LUT@, projeto colaborativo de longa duração dedicado à produtora e ativista cultural Samira Pereira (1976-2021). Perseguindo um mapa cromático desenhado a partir das fases do luto, faz-se uma derradeira tentativa de celebração no vazio. Constrói-se um espaço cinemático onde desfoques e distorções convivem com cemitérios e maternidades de plantas, diários sonoros do luto e carnavais. Ilhas móveis e subterrâneas convocam o luto, a memória e a língua cabo-verdiana. #5BOCHIZAMI é um travelling sobre a paragem do tempo que é o luto. É um travelling pelas memórias individuais e coletivas, reais ou ficcionadas.
Local: Rivoli
Data: 10 e 11 de maio
Hora: 19h30

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Cosmos
A primeira imagem do espetáculo é a de um embondeiro de onde pendem três corpos, que poderiam remeter-nos para fotografias de linchamentos de afro-americanos nos EUA. Mas para Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, estes são “corpos a nascer, a renascer, a curarem-se, a religaram-se, individual e coletivamente”. Em Cosmos, segunda parte de uma trilogia em construção, as atrizes e encenadoras apropriam-se de “imagens repetidas na História de tantas maneiras trágicas” e atribuem-lhes novos significados. Uma epopeia onde o tempo e o espaço se confundem, dando origem a uma sobreposição de acontecimentos reais e/ou ficcionais. Através do resgate da mitologia africana e da sua mistura com mitos europeus, Cosmos projeta-se num horizonte afro-futurista, enquanto questiona se somos apenas frutos das histórias que nos contam. Nesta viagem, será impossível não questionar a humanidade e o caminho percorrido até aos dias de hoje. Uma jornada de onde emergem diferentes futuros possíveis.
Local: Teatro Carlos Alberto
Data: 11 e 12 de maio
Hora: 19h e 21h

MAIS NOVOS

Festival de Literatura Infantojuvenil
O Festival de Literatura Infantojuvenil Onomatopeia marca presença em Valongo e Ermesinde com várias atividades gratuitas. O programa do Onomatopeia inclui apresentações de livros, batalhas de escritores, concertos literários e sessões de poesia, leituras encenadas e sessões de narração oral, teatro de marionetas, animação performativa e mercados urbanos.
Local: Biblioteca Municipal de Valongo, Largo do Centenário, Fórum de Ermesinde, entre outros.
Data: até 7 de maio

Atelier Dia da Mãe – Um mimo para a Mãe
Neste dia tão especial vamos decorar uma caneca e personalizá-la para oferecer à nossa Mãe. Uma mensagem carinhosa e um desenho que nos identifica irão acompanhar a Mãe enquanto saboreia a sua bebida preferida!
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 7 de maio
Hora: entre as 11h e as 12h30

Espetáculo Infantil “Super Wings”
Os momentos em família a assistir a espetáculos que trarão mais animação aos domingos das crianças também fazem parte do cartaz, sempre com duas sessões. “Super Wings” vai fazer todos cantar, dançar e soltar muitas gargalhadas!
Local: MAR Shopping Matosinhos
Data: 7 de maio
Hora: 14h30 e 16h30

OUTROS EVENTOS

Oficina criativa e visita Dia da Mãe
O Dia da Mãe, que se assinala logo no primeiro domingo do mês, inspira a oficina criativa Mãe Dragão – O Quanto Gosto de Ti!, mas também oferece a todas as mães a visita ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão, desde que acompanhadas pelas filhas ou filhos portadores de bilhete Tour FC Porto. A venda de entradas para utilizar ao abrigo da Campanha Dia da Mãe (dias 6 e 7) já decorre na Receção do Museu e na FC Porto Online Store.
Local: Museu FC Porto
Data: 6 e 7 de maio
Hora: entre as 10h e as 19h

Clube dos Pensadores: Debate com André Villas-Boas
André Villas-Boas é um indefectível portista, sócio há mais de 40 anos do seu clube de coração. Trabalhou em todos os escalões de formação do clube e, como ávido adepto, é também coleccionista de memorabilia do FC Porto. Joaquim Jorge aprecia André Villas-Boas desde os tempos em que foi treinador do seu filho, nos primórdios da sua carreira, nas camadas jovens do FC Porto. Deste modo, será um debate que promete ser muito interessante e com uma salutar troca de ideias.
Local: Hotel Holiday Inn Porto-Gaia
Data: 8 de maio
Hora: 21h30

Lançamento do livro «É cancro – e agora?»
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Contraponto Editores têm o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro É cancro – e agora?, de António Araújo e Ana Rita Lopes. A apresentação da obra estará a cargo de Júlio Machado Vaz.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Data: 9 de maio
Hora: 18h30

Fins de Semana Gastronómicos Maia
A XIV edição dos Fins de Semana Gastronómicos 2023, da Região de Turismo do Porto e Norte, realiza-se nos fins de semana de maio, em 22 restaurantes aderentes do concelho da Maia, que apresentam menus representativos das iguarias do território, afirmando-o como um destino de
experiências gastronómicas.
Local: Vários restaurantes do concelho
Data: até 14 de maio

FILMES

Vadio
Título Original: Vadio
De: Simão Cayatte
Com: Rúben Simões, Joana Santos, Carlos Afonso e Luísa Cruz
Género: Drama
Classificação: M14
Outros dados: 91 minutos
André tem 13 anos e vive isolado com o pai numa zona seca e remota do Alentejo, onde o ajuda com o negócio de perfuração de água em vez de ir à escola. Quando o pai desaparece subitamente, André bate à porta da única vizinha por perto, uma jovem mãe chamada Sandra. Nela reside a sua única esperança de encontrar o pai.

Guardiões da Galáxia Vol. 3
Título Original: Guardians of the Galaxy Volume 3
De: James Gunn
Com: Chris Pratt, Zoe Saldaña, Dave Bautista e Karen Gillan
Género: Ficção Científica
Classificação: M12
Outros dados: 149 minutos
Os Guardiões da Galáxia estão a habituar-se à sua nova vida quando são perturbados por ecos do passado turbulento de Rocket. Peter Quill, ainda a recuperar da perda de Gamora, tem de reunir a equipa em seu redor para uma perigosa missão destinada a salvar a vida de Rocket – uma tarefa que, se não for concluída com sucesso, poderá levar ao fim dos Guardiões tal como os conhecemos.

Saint Omer
Título Original: Saint Omer
De: Alice Diop
Com: Kayije Kagame, Guslagie Malanda, Atillahan Karagedik e Aurélia Petit
Género: Drama
Classificação: M12
Outros dados: 123 minutos
Tribunal de Justiça de Saint Omer. A jovem romancista Rama assiste ao julgamento de Laurence Coly, uma jovem acusada de matar sua filha de 15 meses ao abandoná-la à maré alta numa praia no norte da França. Mas, à medida que o julgamento avança, as palavras da acusada e os depoimentos das testemunhas abalarão as convicções de Rama e questionarão o nosso próprio julgamento.

Beau Tem Medo
Título Original: Beau is Afraid
De: Ari Aster
Com: Joaquin Phoenix, Amy Ryan, Nathan Lane e Stephen McKinley Henderson
Género: Drama
Classificação: M16
Outros dados: 179 minutos
Beau Wassermann (Joaquin Phoenix) vive sozinho num complexo de apartamentos no centro da cidade, onde cada instante é um pesadelo. Propenso à ansiedade e à paranoia, visita o seu terapeuta de longa data (Stephen McKinley Henderson), que o prepara para a viagem iminente que vai fazer para visitar a mãe (Patti LuPone). Mas a confusão instala-se na véspera da partida de Beau, dando à sua vida um rumo surrealista.
Incapaz de alcançar o seu destino num mundo enlouquecido, viajando por estradas que não aparecem em nenhum mapa, Beau é levado a confrontar a sua própria vida e as mentiras que lhe foram contadas por aqueles que lhe são mais próximos.

Simone – A Viagem do Século
Título Original: Simone, le voyage du siècle
De: Olivier Dahan
Com: Elsa Zylberstein, Rebecca Marder, Élodie Bouchez e Judith Chemla
Género: Histórico
Classificação: M12
Outros dados: 140 minutos
A história de vida de Simone Veil através dos acontecimentos centrais do século XX. A sua infância, as batalhas políticas, as tragédias. Um retrato íntimo de uma mulher extraordinária que desafiou e transformou a sua época defendendo uma mensagem humanista ainda hoje relevante.

Mavka: A Alma da Floresta
Título Original: Mavka. Lisova pisnya / Mavka: The Forest Song
De: Oleksandra Ruban, Oleg Malamuzh
Com: Nataliia Denysenko, Artem Pyvovarov, Nazar Zadniprovskyi e Oleh Skripka
Género: Fantasia
Classificação: M6
Outros dados: 85 minutos
Desde que há memória, as vastas florestas ucranianas escondem inúmeros segredos e mistérios inexplicáveis. São a casa de maravilhosas criaturas míticas que habitam entre árvores antigas guardando fielmente o seu reino sagrado. Mavka é a Alma da Floresta e foi recentemente escolhida para ser a sua Guardiã. A sua principal missão é proteger a Floresta e o seu coração sagrado – a Fonte da Vida – contra qualquer agressão ou intruso, incluindo os seres humanos.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem