
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai retomar, a partir deste sábado, dia 8 de maio, a oferta a 100% aos fins de semana e feriados quer na rede de autocarros, quer nas três linhas de elétrico (1, 18 e 22).
“Com a redução das restrições de circulação, a entrada da 4ª fase do Plano de desconfinamento, e o consequente aumento do número de passageiros transportados, a maior operadora de transportes públicos da AMP – Área Metropolitana do Porto ajusta, assim, a sua operação aos sábados, domingos e feriados, à semelhança do que já tinha feito aos dias úteis”, anuncia a STCP, em comunicado.
Os horários podem ser consultados nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da [email protected].
A empresa de transportes que opera em seis concelhos da Área Metropolitana do Porto – Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia e Valongo – garante que “continua a realizar ações de higienização e desinfeção das viaturas diariamente, de modo a reduzir potenciais riscos de contaminação” pelo novo coronavírus.
Com o objetivo de assegurar o serviço de transporte público, bem como de garantir a segurança de todos os viajantes (passageiros, motoristas e guarda-freios), a STCP salienta que se mantêm em vigor todas as medidas preventivas referentes à pandemia de covid-19, nomeadamente o cumprimento da lotação de dois terços da capacidade total autorizada em cada veículo, o uso de máscara obrigatório durante toda a viagem de autocarro ou elétrico e o manter a distância de um metro nas paragens.
Os utilizadores devem proceder à desinfeção das mãos antes e depois das viagens. Nos elétricos históricos, o pagamento dos títulos de transporte deve ser efetuado através do multibanco, preferencialmente, na modalidade “sem contacto”, sendo que, relembra a empresa, as assinaturas Andante são válidas para viajar nos elétricos, com exceção dos títulos municipais “não Porto”.