CIN - Branco Perfeito

STCP reforça serviço para as Festas de Gondomar

STCP reforça serviço para as Festas de Gondomar

Setembro é, tradicionalmente, um mês de festa em Gondomar, com a realização das festas do concelho, que se estendem durante mais de 30 dias. Nesta edição, a Romaria de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida por Festa das Nozes, volta a contar com animação itinerante, feiras gastronómicas e ainda concertos de artistas emblemáticos como Pedro Abrunhosa, Carlão e José Malhoa.

Com o intuito de facilitar o acesso rápido e seguro a esta festa popular, com mais de 300 anos, a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) já anunciou um reforço do serviço da Linha 800 (Bolhão-Gondomar).

Segundo informação avançada pela empresa vão ser disponibilizadas “viaturas com grande capacidade (articulados ou de dois pisos) nas sextas, sábados e domingos” e aumentado o número de viagens. Nas noites de sexta-feira, o reforço acontece de 10 em 10 minutos e aos sábados de 15 em 15 minutos.

A partir desta sexta-feira, “autocarros de grande capacidade estarão alocados a toda a operação após as 19h00”. Entre as 20h30 e as 22h00, a frequência da linha 800, nas noites de sexta, será de 10 minutos nas paragens entre S. Roque e Gondomar, e de 15 minutos, ao sábado. Após os concertos, nas viagens até à 01h00, no sentido Gondomar-S. Roque, a frequência será entre 10 minutos e 40 minutos.

“A continuidade do serviço após a 01h00 fica assegurada pela Rede da Madrugada, nomeadamente pela Linha 9M (Gondomar [Via H.S. João] – Rotunda AEP)”, informou a STCP.

Nos dias 2 e 3 de outubro, dias que se prevêem de forte procura, devido ao feriado municipal em Gondomar, a empresa disponibilizará “autocarros de grande capacidade em todo o serviço diurno e noturno”.

O programa das festas

A Romaria de Nossa Senhora do Rosário arrancou no último dia 3 de setembro, com a realização da noite Branca, e vai prolongar-se até 9 de outubro, com um programa alargado, que promete atrair miúdos e graúdos.

Para este fim de semana, estão agendados os concertos de Miguel Araújo e Joana Almeirante, respetivamente sexta-feira e sábado, a decorrer no âmbito da Expo Gondomar, e Carlão. O músico sobe ao palco do anfiteatro do Largo do Souto no sábado, 24 de setembro, pelas 22h00.

No último dia do mês, será Pedro Abrunhosa a animar as festas de Gondomar, com um concerto, também às 22h00, no Largo do Souto. No dia seguinte, destaque para o despique de bandas, uma tradição, e o fogo de artifício.

José Malhoa sobe ao palco principal da festa no dia 7 de outubro e Nelo Silva & Cristiana no dia seguinte.

Além da música, o certame vai contar com exposições, um festival de tunas e feiras de tasquinhas. As celebrações religiosas também estarão, naturalmente, presentes com a realização da missa solene e procissão em honra da Nossa Senhora do Rosário, agendadas para 2 e 3 de outubro.

O programa completo pode ser consultado na página oficial da Câmara de Gondomar.

Foto: Facebook CM Gondomar

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem