Philips

São João aumenta nível do plano de contingência

São João aumenta nível do plano de contingência

Mais de um mês depois de admitir a possibilidade de replicação do plano de contingência adotado, anteriormente, para combater a pandemia de covid-19, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) confirmou, ao final do dia de quarta-feira, a ativação do nível 2 de contingência.

A medida em causa, segundo indicou fonte da unidade hospitalar, em declarações à Agência Lusa, deve-se à “afluência ao Serviço de Urgência do CHUSJ de doentes que testaram positivo à covid-19 com necessidades de internamento”.

“Alguns destes doentes não possuem a doença covid-19, padecem de outras patologias. Contudo, testam positivo aquando do internamento, ainda que sem impacto direto no quadro clínico”, explicou ainda.

Com o aumento do nível do plano de contingência, o São João passa a disponibilizar de cerca de 50% de camas em enfermaria, o que representa um total de 37, ao invés das 23 da fase anterior.

De acordo com o São João, o “planeamento” e a “organização” impostas permitirão assegurar “a resposta assistencial a todas as áreas”, pelo que a “atividade assistencial não covid-19 não sofrerá qualquer perturbação”.

Recorde-se que o centro hospitalar reativou, a 15 de dezembro, os contentores destinados a doentes covid-19, instalados no recinto do unidade hospitalar, que estavam inutilizados desde julho passado.

O nível 3 do plano de contingência, o próximo a ser implementado caso a administração do CHUSJ assim o entenda, permitirá aumentar a capacidade de internamento no Serviço de Medicina Intensiva, de 15 para 28 camas.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef