O Hospital de São João confirmou esta quarta-feira a reativação dos contentores destinados a doentes covid-19, instalados no recinto do unidade hospitalar, inutilizados desde julho passado.
A medida em causa surge devido ao aumento exponencial de casos suspeitos que se têm verificado ao longo do mês de dezembro. “Temos uma média de 80 doentes por dia suspeitos, com picos a chegar aos 120 por dia”, indicou Nelson Pereira, diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva, justificando que “é com naturalidade que adaptaram a função em termos do plano de contingência do Serviço de Urgência”.
De acordo com o responsável, as queixas respiratórias no Serviço de Urgência têm aumentado “progressivamente”, o que fez com que a área do hospital dedicada aos doentes suspeitos se tornasse insuficiente.
Os profissionais que estão a ser alocados para esta área integram a equipa interna do Serviço de Urgência, de forma a não colocarem em causa a atividade não covid do São João, indicou ainda.
A unidade hospitalar espera, assim, conseguir dar resposta às necessidades decorrentes da pandemia.
Importante referir que os contentores destinados a doentes covid-19 foram instalados em março de 2020 e deixaram de ser utilizados há cerca de cinco meses, altura em que Portugal viveu a quarta vaga da pandemia.