PUB
Recheio 2024 Institucional

Rio Leça com vigilância ainda este ano

Rio Leça com vigilância ainda este ano

O rio Leça vai ter, ainda este ano, uma equipa de guarda-rios, constituída por funcionários das Câmaras Municipais de Matosinhos, Valongo, Maia e Santo Tirso, que assumirão a responsabilidade de o “percorrer e monitorizar”.

A medida foi anunciada no decorrer da primeira Assembleia Geral da “Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios”, a primeira associação intermunicipal portuguesa, recorde-se, a dedicar-se à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de um rio.

Segundo informação avançada pela autarquia matosinhense, na sessão, presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, foram também aprovados o “orçamento e o plano de atividades para 2021 da associação, que conta, ainda este verão, instalar-se num espaço do Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que a “Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios”, constituída por quatro municípios do Norte, tem como objetivos alcançar a “despoluição, reabilitação ecológica, valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do Corredor Verde do Leça”.

“Desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre”, detalhou, em junho, aquando do anúncio da sua formação, a Câmara Municipal de Matosinhos.

Fotografia: CM Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Amanhecer2