RECHEIO 50 ANOS

Matosinhos integra associação da “Corredor do Rio Leça”

Matosinhos integra associação da “Corredor do Rio Leça”

A Câmara Municipal de Matosinhos, em conjunto com mais três municípios do Norte, Valongo, Maia e Santo Tirso, acaba de assinar a constituição da “Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios”, a primeira associação intermunicipal portuguesa a dedicar-se à gestão, execução e manutenção do plano estratégico de um rio.  

Os objetivos, de acordo com informação divulgada na página da autarquia matosinhense, passam por alcançar a “despoluição, reabilitação ecológica, valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do Corredor Verde do Leça”. “Desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre”, detalha. 

Na sessão, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, congratulou-se com a obra em curso no concelho. “São 18 quilómetros de ciclovias e caminhos pedonais devolvidos à população, sendo que a primeira fase do projeto, numa extensão de sete quilómetros, está praticamente concluída”, apontou. 

Para a autarca, a intervenção em causa “vai revolucionar a qualidade ambiental de toda a região do vale do Leça” assim como promover “o acesso à rede de transportes públicos através da utilização de modos suaves de mobilidade”. 

“O percurso desenvolvido, até aqui, pelos quatro municípios dá-nos a certeza de que a despoluição e a fruição do rio Leça pelas populações vão ser uma realidade. O Leça é estratégico para o território, sublinhou, por sua vez, o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago. 

A constituição da “Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios” foi oficializada na última segunda-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho de Santo Tirso. 

Foto: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem