PUB
Junta da Galiza

Requalificação da Casa Barbot segue para Tribunal de Contas

Requalificação da Casa Barbot segue para Tribunal de Contas

A Casa Barbot, em Vila Nova de Gaia, vai sofrer obras de requalificação para depois abrir portas como pólo de cultura para exposições e lançamento de livros. O projeto vai ser agora alvo de parecer pelo Tribunal de Contas.

Depois de, em fevereiro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia ter anunciado que ia avançar com um concurso para a reabilitação da Casa Barbot, um equipamento cultural localizado na Avenida da República, o presidente da autarquia apontou, esta semana, que o projeto será enviado “finalmente” para o Tribunal de Contas.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se de uma obra “ansiada” porque o equipamento “estava com debilidades”, tratando-se de um espaço “icónico” do concelho e com “tradição e peso a nível cultural”.

A data de início da empreitada ainda não é conhecida mas o autarca disse à Lusa esperar ter obras na Casa Barbot o “mais tardar no primeiro semestre” do próximo ano.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Casa Barbot é uma antiga residência unifamiliar, erguida em 1904 por iniciativa de Bernardo Pinto Abrunhosa, que foi o seu primeiro proprietário. No entanto, o nome pelo qual é conhecida provém de Ermelinda Barbot, proprietária do imóvel em 1945.

O imóvel é o único exemplo de Arte Nova no concelho de Vila Nova de Gaia. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982, a Casa Barbot foi adquirida pela Câmara de Gaia, que aí instalou a Casa da Cultura, em 2007.

A intervenção que agora vai avançar na Casa Barbot está orçada em mais de 900 mil euros.

Foto: Facebook Casa Barbot / Casa da Cultura

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
PUB
Amanhecer3