PUB
Philips S9000

Réplica da rede da Anémona está quase pronta

Réplica da rede da Anémona está quase pronta

A nova rede da escultura “She Changes”, mais conhecida como Anémona, situada na Praça Cidade de Salvador, em Matosinhos, deverá ser colocada já no mês de abril.

Os trabalhos de execução da réplica da rede da escultura “She Changes”, da autoria da norte-americana Janet Echelman, estão quase concluídos e “«se não houver nenhum imprevisto», a estrutura “deverá voltar ao seu lugar – a Praça Cidade S. Salvador – já no próximo mês”, anunciou esta quinta-feira a Câmara Municipal de Matosinhos.

Inaugurada em dezembro de 2004, a “Anémona” pretendeu celebrar a importância da atividade piscatória no concelho de Matosinhos. A peça, composta por três grandes postes metálicos, um deles com cerca de 60 metros de altura, e uma rede vermelha e branca (suspensa num anel com 42 metros de diâmetro), que se movimenta ao sabor do vento, tornou-se depois a imagem de marca da cidade, sendo o monumento mais fotografado de Matosinhos.

Ao longo dos anos, a degradação provocada pela proximidade do mar tem motivado diversas reparações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em outubro passado, a estrutura foi desmontada e desde então a empresa Lankhorst Euronete Portugal, na Maia, tem estado a trabalhar na nova rede, que deverá pesar 1,5 toneladas.

A rede velha que foi retirada será reaproveitada, estando a ser estudadas possibilidades de reutilização, nomeadamente em porta-chaves, adiantou o vice-presidente da autarquia, Fernando Rocha.

Paralelamente à execução da nova rede, a Câmara Municipal de Matosinhos está também a requalificar toda a estrutura, incluindo a iluminação.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz