
A intervenção na escultura “She Changes”, também conhecida por “She Moves” e “Anémona”, irá incidir na rede e também na estrutura metálica.
Segundo avança o Jornal de Notícias, a escultura começará a ser retirada esta sexta-feira. Serão montadas no local várias gruas com plataformas, de forma a segurar os funcionários, “como também para suportar o peso da rede”, explicou o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha.
A operação vai obrigar ao corte da via que fica mais junto à rotunda Cidade de São Salvador.
Ainda de acordo com aquele jornal, a nova rede da Anémona vai ser feita numa fábrica de Leça do Balio, estando prevista a sua montagem para o “início da primavera”.
A autarquia vai aproveitar a intervenção para também reparar a estrutura metálica, com 42 metros de diâmetro, adiantou Fernando Rocha.
Inaugurada em dezembro de 2004, a escultura “She Changes”, da autoria da norte-americana Janet Echelman, foi concebida no âmbito do Polis, custou 940 mil euros e tem uma altura equivalente a um prédio de 7 andares.
A escultura foi concebida para celebrar a importância da atividade piscatória no concelho de Matosinhos.
Dois anos depois de ser inaugurada, começou a mostrar sinais de degradação, o que levou a Câmara de Matosinhos a colocar, em 2008, uma réplica da Escultura de Rede.