AQUACIN NF

Primeira intervenção do programa de reabilitação “Rua Direita” arranca na segunda-feira

Primeira intervenção do programa de reabilitação “Rua Direita” arranca na segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto anunciou o arranque da primeira intervenção do programa municipal “Rua Direita”, destinado à reabilitação de 88 ruas da rede fina da cidade, para a próxima segunda-feira, dia 7 de setembro. 

Em comunicado, o município adianta que os trabalhos em causa serão realizados no troço nascente da Rua de Vila Nova, na zona de Aldoar, onde será feita a “reestruturação dos passeios e da faixa de rodagem” e colocada “nova pavimentação e pequenas áreas ajardinadas”. Além disso, será também substituída a rede de abastecimento de água, serão criados “pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos”, implementada “rede de tubagem de telecomunicações” e remodelada a “rede iluminação pública existente”. 

Com duração prevista de 420 dias, a intervenção implicará alguns constrangimentos à circulação e ao estacionamento na zona. A Rua de Vila Nova, no troço compreendido entre a Rua do Jornal de Notícias e a Rua de Martim Moniz, estará cortada entre os dias 7 de setembro e 25 de novembro, no entanto a autarquia afirma que estarão “asseguradas a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens”. 

Recorde-se que o programa “Rua Direita” visa a reabilitação da rede fina de espaços públicos degradados da cidade. No total, abarca 88 arruamentos do sistema viário municipal, correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou rua degradadas em tecido consolidado, num investimento de 21 milhões de euros. 

Ao todo, as requalificações planeadas correspondem a quase 15 quilómetros de vias.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli