Cerca de uma semana depois de ter sido atingido por poeiras do Sara, Portugal volta a sentir o impacto do fenómeno já esta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de março.
O alerta foi avançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica que, agora, o episódio deverá ser “menos acentuado”.
“Principalmente amanhã [sexta-feira], é provável que haja novamente um episódio de poeiras provenientes do norte de África. É um episódio mais temporário e em princípio de menor expressão”, explicou a meteorologista Maria João.
Segundo adiantou, trata-se de um “episódio habitual quando há este tipo de circulação na atmosfera” e que pode voltar a repetir-se já na próxima semana.
De referir que as poeiras do Sara se devem a uma depressão localizada a sudoeste do território do continente, que irá deslocar-se para leste.
Recorde-se que na última concentração de poeiras em Portugal, a Direção-Geral de Saúde emitiu um comunicado onde pediu à população que seguisse um conjunto de recomendações, nomeadamente no que respeita a evitarem esforços prolongados, limitarem a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Além disso, apelou ainda aos grupos vulneráveis para que se mantivessem “no interior dos edifícios” e, preferencialmente, “com as janelas fechadas”.