PUB
Junta da Galiza

Portugal inicia esta segunda-feira uma nova fase de desconfinamento

Portugal inicia esta segunda-feira uma nova fase de desconfinamento

Esta segunda-feira marca o início da segunda fase do plano de desconfinamento em Portugal. Depois do regresso dos alunos do 1.º ciclo e as crianças em creches e pré-escolar às aulas presenciais, é a vez dos alunos do 2.º e 3.º ciclos deixarem a modalidade do ensino online e voltarem à escola. 

A partir de agora passa a ser possível também sentar-se nas esplanadas de restaurantes, pastelarias e cafés. Mas, atenção, o limite é apenas de quatro pessoas por mesa e a recomendação, de acordo com o primeiro-ministro, é que se mantenham “todas as cautelas” e os clientes utilizem a máscara quando não estiverem a comer ou a beber. 

As esplanadas podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 13h00 aos fins de semana e feriados. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta nova fase dita também a reabertura das lojas de rua até 200 metros quadrados, dos ginásios, ainda que sem autorização para aulas de grupo, dos centros de dia e equipamentos sociais para a área da deficiência, museus e monumentos. Além disso, volta também a ser permitida a realização de feiras e mercados não alimentares, desde que previamente autorizados pelos municípios. 

A atividade física ao ar livre em grupo está permitida, no entanto é limitada a quatro pessoas por grupo.  

Depois de mais de praticamente três meses da proibição de circulação entre concelhos, em vigor ao fim de semana e, excecionalmente, na semana que antecede a Páscoa, António Costa assegurou que a circulação voltará a ser permitida quer durante a semana quer ao fim de semana. A medida entre em vigor às 00h00 de terça-feira, 6 de abril. 

Recorde-se que a continuação do plano de desconfinamento será reavaliado quinzenalmente, numa avaliação que terá em conta “dois critérios fundamentais: o número de novos casos por 100 mil habitantes 14 dias e a taxa de transmissibilidade, medida através do índice R”.  

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem