PUB
Recheio 2024 Profissional

Portugal avança esta segunda-feira para uma nova fase de desconfinamento

Portugal avança esta segunda-feira para uma nova fase de desconfinamento

Portugal inicia esta segunda-feira a terceira fase do plano de desconfinamento. Trata-se de um desconfinamento feito a três velocidades, com 10 concelhos a não acompanhar esta evolução, devido à forte incidência de casos de covid-19. 

Nesta fase, vai ser possível o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e superior, uma medida que avança em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho. 

Além disso, nos concelhos que avançam para a terceira e penúltima fase do plano de desconfinamento apresentado, passa também a ser possível voltar a ir ao cinema, ao teatro e às salas de espetáculo, de acordo com a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde.  

Reabrem também todas as lojas e centros comerciais e volta a ser permitido frequentar o interior de cafés, pastelarias e restaurantes, com um limite máximo de quatro pessoas por mesa. Os clientes podem também frequentar as esplanadas, que passam a estar limitadas a seis pessoas, ao invés das quatro da última fase. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os eventos exteriores estão autorizados, desde que com diminuição de lotação, e os casamentos e batizados também, sendo obrigados a terem apenas 25% da lotação. A partir desta segunda-feira está também autorizada prática das modalidades desportivas de médio risco assim como a atividade física ao ar livre de até seis pessoas. 

As lojas do cidadão voltam também a abrir com atendimento presencial por marcação. Contudo, continua a manter-se em vigor o dever de recolhimento domiciliário. 

Recorde-se que as medidas em causa não se aplicam aos seis concelhos que apresentam uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes – Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela –, que mantêm as regras em vigor na segunda fase de desconfinamento. Os concelhos com incidência acima dos 240 casos por 100 mil habitantes recuam para a primeira fase, são eles Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem