PUB
Recheio 2024 Profissional

Portugal desconfina a três velocidades

Portugal desconfina a três velocidades

Depois de muitas dúvidas e especulações, Portugal ficou a conhecer a decisão do Governo a propósito da terceira fase do plano de desconfinamento. A generalidade do país avança para uma nova fase, em vigor a partir da próxima segunda-feira, 19 de abril, anunciou António Costa. 

Trata-se, contudo, de um desconfinamento a três velocidades, com sete concelhos a serem obrigados a manter as regras de desconfinamento em vigor nesta segunda fase e quatro a ter de recuar para a fase anterior. 

Os concelhos que não avançam para a terceira fase do plano são Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela, uma vez que apresentam uma incidência com mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Por sua vez, os quatro concelhos com incidência acima dos 240 casos por 100 mil habitantes – Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior -, recuam uma fase, voltando, assim, a enfrentar a medida que proíbe a circulação entre municípios.  

Nos concelhos que avançam para a próxima fase, volta assim a ser possível o regresso do ensino presencial para os alunos do secundário e das universidades, a reabertura das salas de cinema, teatro e espetáculos, de acordo com as medidas definidas pela DGS. 

Adicionalmente, passa também a ser possível o serviço de mesa ou balcão nos cafés e pastelarias, com um limite máximo de quatro pessoas, a abertura de lojas e centros comerciais, independentes da dimensão, e o atendimento presencial nas Lojas de Cidadão. 

“Os eventos exteriores, salvo indicação da Direção-Geral da Saúde, poderão ter lugar com um máximo de cinco pessoas por 100 metros quadrado” e “as modalidades coletivas de médio risco podem ser retomadas, bem como a atividade ao ar livre até um máximo de seis pessoas”, salientou António Costa. 

“Os casamentos, batizados e outras celebrações são possíveis com uma assistência máxima de 25% relativamente à lotação normal do recinto”. 

Apesar do avanço para a generalidade do país, o primeiro-ministro salientou que se mantém o dever geral de recolhimento. “Sempre que possamos ficar em casa, devemos ficar em casa. Sempre que possamos diminuir os contactos sociais, devemos diminuir os contactos sociais, de forma a evitar que a pandemia volte a crescer”, pediu aos portugueses. 

O que muda a partir de segunda-feira:

– Ensino secundário; 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

– Ensino superior; 

– Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; 

– Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; 

– Todas as lojas e centros comerciais; 

– Restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados; 

– Modalidades desportivas de médio risco; 

– Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo; 

– Eventos exteriores com diminuição de lotação; 

– Casamentos e batizados com 25% de lotação. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem