RECHEIO 50 ANOS

Portugal antecipa próxima fase do desconfinamento

Portugal antecipa próxima fase do desconfinamento

Esta segunda-feira Portugal entra numa nova fase de desconfinamento.

“Deixamos de estar em estado de calamidade e passamos a estado de contingência. As regras são aplicáveis, como desde o final do mês de julho, a todo o território nacional, não existindo, agora, diferenças no território. Entramos na segunda fase deste ciclo de desconfinamento por termos atingido os 70% da população com vacinação completa”, afirmou, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência.

O alívio das restrições passa pelo aumento da lotação disponível em cafés, restaurantes e pastelarias, que passam, agora, a poder ter, no interior, oito pessoas por mesa e 15 no exterior.

Os casamentos e batizados têm lotação de 75% assim como os eventos culturais.

Adicionalmente, os transportes públicos deixam de ter lotação limitada e a partir do dia 1 de setembro passa a ser também possível dirigir-se aos serviços públicos, sem efetuar marcação prévia.

No que respeita ao comércio, mantêm-se os horários anunciados no mês de agosto e continua a ser obrigatório a apresentação de certificado digital ou teste negativo para o acesso ao interior dos restaurantes aos fins de semana e feriados. O mesmo acontece também nas aulas de grupo nos ginásios, hotéis e alojamentos turísticos e viagens por via aérea ou marítima.

Segundo Mariana Vieira da Silva, é possível que Portugal possa “chegar mais rápido à terceira fase” do plano de desconfinamento, prevista para o mês de outubro. Contudo, deixou em aberto as datas.

Recorde-se que Portugal atingiu, esta semana, os 70% da população com vacinação completa, o que permitiu ao Governo antecipar o próximo passo no desconfinamento em Portugal.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes