RECHEIO 50 ANOS

Portugal atinge 70% da população com vacinação completa

Portugal atinge 70% da população com vacinação completa

Portugal atingiu os 70% de população com a vacinação completa contra a covid-19, revelou, esta quinta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, que enfatizou o cumprimento da meta antes do prazo fixado pela “task force”.

Em entrevista à SIC, a governante admitiu que já “era expectável que durante esta semana” se atingisse a fasquia dos 70% e sublinhou que a confirmação foi dada hoje pela equipa coordenadora do plano de vacinação, liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

No entanto, apesar destes valores serem desivos na decisão do uso da mascar na via pública, só a 12 de setembro é que se poderá esperar o fim desta medida, segundo o “Jornal de Notícias”. Assim, o uso de máscara continua a ser obrigatório e punível por lei.

No dia 26 de agosto, o avanço para a segunda fase do plano de desconfinamento vai ser analisada na reunião de Conselho de Ministros. Esta fase concentra-se no fim do uso da máscara na rua, no aumento do limite máximo de pessoas em restaurantes, cafés e pastelarias (oito pessoas por grupo no interior, 15 pessoas por grupo em esplanadas), no fim da marcação prévia nos serviços públicos e na lotação de 75% em espetáculos culturais, casamentos e batizados.

Recorde-se que o autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 está desde a meia-noite desta quinta-feira, reservado aos jovens entre os 12 e os 15 anos, prolongando-se até sábado em exclusivo para esta faixa etária.

A medida foi anunciada na segunda-feira pela “task force” responsável pelo plano de vacinação, que explicou que a vacinação destes utentes com a primeira dose de uma das duas vacinas aprovadas para este grupo etário — Pfizer/BioNTech e Moderna – vai ser efetuada no fim de semana de 28 e 29 de agosto.

Já neste próximo fim de semana (21 e 22) serão vacinados os primeiros jovens entre 12 e 15 anos que efetuaram o agendamento entre os dias 12 e 14 deste mês.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional