Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Portugal administrou a primeira vacina contra a covid-19 há um ano

Portugal administrou a primeira vacina contra a covid-19 há um ano

Desde o ano passado que o dia 27 de dezembro passou a ter um valor muito especial para Portugal, uma vez que foi, precisamente, a data em que o país administrou a primeira vacina contra a covid-19.

Passavam apenas sete minutos das 10h00 da manhã quando o diretor do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), António Sarmento, recebia, no local, a primeira dose da vacina.

Um ano depois, Portugal vive ainda um cenário sombrio, com o número de infeções e óbitos a aumentar diariamente, mas a esperança é incomparável. “A vacina tem tido uma efetividade muito grande, mesmo considerando esta variante Ómicron, a prevenir doença grave, internamento hospitalar e morte”, sublinhou o médico infeciologista, em declarações à CNN Portugal.

A data histórica foi também evocada pelo primeiro-ministro António Costa, que recorreu às redes sociais para recordar os portugueses do “olhar de esperança do Prof. António Sarmento” e das suas “palavras de confiança e serenidade nesse momento histórico”.

Importante referir que Portugal tem uma das taxas de cobertura da população com vacinação completa contra a covid-19 mais elevadas do mundo. Desde 27 de dezembro de 2020, quase 8,7 milhões de pessoas foram vacinadas e mais de 2,5 milhões receberam a dose de reforço.

“Continuemos esse caminho e vacinemo-nos pela saúde de todos”, referiu ainda o chefe do Governo.

Foto: Rui Oliveira

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem