Encomendas Comida Fresca PD

Porto vai ter táxis a transportar idosos aos centros de vacinação

Porto vai ter táxis a transportar idosos aos centros de vacinação

Durante a reunião do executivo da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira anunciou que o município terá táxis a apoiar o transporte de idosos aos centros de vacinação dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Porto [ACES] Ocidental e Oriental. 

“Estamos em contacto com as duas centrais de táxi para que sejam parte ativa no transporte de e para os centros de vacinação”, sustentou a vereadora dos transportes, Cristina Pimentel, revelando ainda que está a ser também elaborado um “reforço de algumas linhas da STCP”. 

O presidente da autarquia considera que esta será uma medida “win-win [situação vantajosa para ambas as partes]”, uma vez que, além de garantir a deslocação dos idosos aos centros de vacinação, será também “uma forma de apoiar o setor dos táxis”, que “está a passar por uma grande crise”. 

Segundo avança o Porto., os acordos com as centrais de táxis estão já “a ser finalizados”. 

De referir que a medida anunciada esta segunda-feira insere-se no conjunto de iniciativas já adotadas pelo município para apoiar o plano de vacinação contra a covid-19 nesta fase, que inclui os idosos com idade igual ou superior a 80 anos e pessoas com mais de 50 anos com comorbidades associadas.

No âmbito deste apoio, o município anunciou também a disponibilização da Escola do Sol, na zona da Sé, para apoiar o Agrupamento de Centros de Saúde do Porto (ACES), com quem tem “colaborado ativamente”. Esta escola, recorda, junta-se, assim, à Escola António Aroso, disponibilizada ao ACES Ocidental, ao apoio cedido ao ACES Oriental com a montagem de uma estrutura para o recobro, nas instalações da PSP em frente ao Centro de Saúde de Vale Formoso, e às três viaturas ligeiras cedidas aos ACES para auxiliar o processo de testagem e vacinação dos lares. 

Rui Moreira explicou que o município está a “atuar de duas formas”: “a trabalhar com os ACES para capacitar a resposta, e a pensar como podemos fortalecer essa capacidade, que ainda é ténue, quando chegar a vacinação em massa”. 

O autarca quer ter “tudo preparado” assim que o Porto receba maior quantidade de vacinas, pelo que tem já disponível o centro de vacinação drive-thru no Queimódromo, e equaciona a possibilidade de introduzir um outro centro drive-thru no antigo parque de recolha da STCP em São Roque e ainda um walk-in nos Jardins do Palácio de Cristal. 

“Haja vacinas e o Porto está preparado”, assegurou o presidente da Câmara Municipal, aquando da apresentação do centro de vacinação drive-thru do Queimódromo.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.