PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto terá novo campo de futebol e já há data para início das obras

Porto terá novo campo de futebol e já há data para início das obras

Ao que tudo indica, vai nascer um novo campo de futebol na cidade do Porto. Depois de alguns meses de espera pelo aval do Tribunal de Contas, a Câmara do Porto finalmente tem permissão para dar início à construção do novo Campo Municipal de Campanhã.

De acordo com o município, este será utilizado pelo Clube Desportivo de Portugal. É de prever que as obras comecem já nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, com a alçada do serviço municipal GO Porto, num investimento de 4,2 milhões de euros.

No espaço, será implantada uma área de 17 mil metros quadrados, localizada entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais de Campanhã. O campo de futebol terá dimensões oficiais, relva sintética e irrigação automatizada. 

Para além disso, o projeto ainda inclui a construção de várias estruturas de apoio, como balneários, salas de primeiros socorros e áreas técnicas. Haverá ainda uma bancada coberta para 488 pessoas, com lugares destinados a quem tem mobilidade reduzida.

A empreitada, a cargo do atelier Mota&Pestana Arquitetos, aposta também em soluções sustentáveis, como a instalação de mais de 100 painéis solares e a criação de um “rain garden” para gestão das águas pluviais. Cerca de 70 árvores serão plantadas ao redor do campo, criando, desta forma, novas zonas verdes ao redor.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como refere o município, no seu portal de notícias oficial, a obra marca o cumprimento de uma promessa antiga: devolver ao Clube Desportivo de Portugal um espaço desportivo depois da demolição do campo Ruy Navega, que deu lugar ao Terminal Intermodal de Campanhã. 

Com a construção prevista para terminar em abril de 2026, o consórcio responsável – Construções Pardais, Irmãos Monteiros e Braveryglobe – terá também a tarefa de abrir uma nova rua que ligará o campo à Rua de Justino Teixeira. 

A via em questão contará com 32 lugares de estacionamento e será equipada com todas as infraestruturas essenciais, como água, saneamento, telecomunicações e iluminação pública.

Importa ainda destacar que será criado um acesso pedonal bem próximo das piscinas municipais. 

Fotografias: DR – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer