PUB
CMPorto

4,9 milhões e 32 novas casas acessíveis: eis o novo edifício a nascer no Porto

4,9 milhões e 32 novas casas acessíveis: eis o novo edifício a nascer no Porto

De acordo com a Câmara do Porto, já estão em andamento as obras habitacionais na zona das Eirinhas. Será construído um edifício residencial que incluirá 32 novas unidades habitacionais destinadas ao mercado de arrendamento acessível. 

Recorde-se que o projeto, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 4,9 milhões de euros, faz parte do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito.

Como refere o município, o arquiteto André Tavares foi responsável pelo design, que prevê a construção de 24 apartamentos de um quarto (T1) e 8 de dois quartos (T2). As áreas brutas são de 59,92 m² para os T1 e 85,75 m² para os T2. 

Segundo o projeto, os T1 terão uma área comum com sala, cozinha, lavandaria e varanda, assim como uma área privada com quarto e casa de banho. Já os T2, por sua vez, contarão com sala, cozinha e lavandaria integradas com a varanda, bem como quartos localizados nas extremidades do prédio, com vistas em duas direções.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O terreno, com 1357,60 m², já passou pela fase de preparação e receberá um edifício de quatro andares, com técnicas de construção focadas na segurança e durabilidade. 

Além disso, está prevista a construção de quatro outros prédios nas proximidades, oferecendo mais 48 habitações de renda acessível. No total, a área das Eirinhas, na freguesia do Bonfim, abrigará 80 novas habitações, entre acessíveis e com renda apoiada, informa a autarquia.

A obra é gerida pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, sendo que tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.

Fotografia: Andreia Merca Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer