PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto propõe 200 mil euros para nova Linha de Apoio de Emergência às Associações

Porto propõe 200 mil euros para nova Linha de Apoio de Emergência às Associações

Depois de, no ano passado, ter disponibilizado 150 mil euros para a Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto, a Câmara Municipal reforça agora a verba em mais 50 mil euros.

No total, trata-se de um apoio de 200 mil euros, que pretende ajudar o movimento associativo portuense a ultrapassar as várias dificuldades inerentes à pandemia. A proposta, assinada por Rui Moreira, será votada na próxima reunião do executivo, agendada para 8 de fevereiro. 

“Face à excecionalidade do momento que vivemos muitas das associações confrontam-se com graves dificuldades de tesouraria para solver os compromissos com despesas correntes, dado que muitas se viram a uma paragem e encerramento forçados, aos quais importa dar uma resposta e apoiar”, sublinha o documento, que enaltece “a função relevante” das associações, coletividades e clubes. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“São espaços privilegiados de sociabilidade, de construção de identidades e afetividades, de ocupação dos tempos lives, de dinamização da vida cultural, recreativa e desportiva, contribuindo para a coesão da cidade a diversas dimensões que importa preservar”. 

Note-se que o anúncio da nova Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto – Covid-19 já havia sido feita na última reunião do executivo municipal. Esta quinta-feira ficou a conhecer-se o valor do apoio, 200 mil euros. 

A Câmara Municipal recorda que, paralelamente, está também a decorrer o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, que pretende também apoiar o movimento associativo. Para esta terceira edição, foi estipulado um montante de 800 mil euros, que deverão ser distribuídos por 28 projetos, referentes a quatro eixos de intervenção – Coesão Social, Cultura e Animação, Desporto e Juventude e Ambiente. 

PUBLICIDADE
PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce