PUB
Junta da Galiza

Porto pode entrar no Guinness por causa do surf e o motivo é este

Porto pode entrar no Guinness por causa do surf e o motivo é este

De 27 e 29 de setembro, 500 surfistas juntar-se-ão para surfar uma onda que se estende entre a Praia Internacional do Porto e a Praia de Matosinhos. Esta será a primeira edição do Norte Surf Fest, que tem como objetivo bater um recorde mundial e destacar-se como um evento de referência no surf, tanto em Portugal como no mundo.

De acordo com a Câmara do Porto, o programa será diversificado e inclui debates com especialistas em diversos temas. Entre estes: sustentabilidade, inovação e tecnologia; competições entre escolas de surf; e atividades educativas focadas em segurança e salvamento.

Na apresentação do Norte Surf Fest, César Navio, representante da empresa municipal, enfatizou que a Câmara Municipal vê este evento como um investimento estratégico. No seu entender, os focos principais são o desporto e o turismo, já que se irá tentar estabelecer um novo recorde mundial, atualmente detido pela África do Sul, com 110 surfistas numa única onda.

Para César Navio, alcançar este recorde é essencial, pois colocará a cidade numa posição de destaque internacional, atraindo visitantes de todo o mundo. O próprio salientou ainda a importância das condições ideais de ondas na região, que são um grande atrativo para o turismo, assim como o impacto positivo que o evento terá na hotelaria e restauração.

Além disso, o administrador da Ágora destacou a importância da componente ambiental do evento, lembrando o compromisso do Porto com o Pacto de Clima 2030, o que torna a sustentabilidade uma prioridade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com o apoio do Turismo de Portugal, Telma Gonçalves, da equipa de marketing, destacou que o surf é uma peça-chave na promoção da marca Portugal, por valorizar um dos maiores recursos do país: o mar (via Câmara do Porto). Ainda sublinhou que o surf vai além de ser um desporto, sendo uma forma de promover a cultura, tradições e produtos locais.

Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte, destacou a relevância da marca Norte Surf Fest para a promoção da região, considerando a extensa costa atlântica de 140 quilómetros que o Porto e o Norte oferecem. Aproveitou também para frisar a importância de revitalizar o desporto na região.

Marta Pontes, vereadora do turismo e internacionalização de Matosinhos, parceira da Câmara do Porto no evento, enalteceu o papel crescente do surf na economia local, no turismo e no desenvolvimento urbano.

A vereadora sublinhou que o surf se tem consolidado como um estilo de vida nos territórios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida que as cidades oferecem.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil