Há mais quatro motivos para a cidade do Porto estar orgulhosa. Isto porque os Jardins do Palácio de Cristal, do Passeio Alegre, o Parque da Cidade e o Jardim Botânico, todos no coração da cidade, foram mais uma vez reconhecidos como alguns dos melhores espaços verdes globais.
O prémio foi obtido ao receberem o “Green Flag Award”. A distinção referida, concedida pela ONG britânica Keep Britain Tidy, destaca os parques e jardins que atingem os mais altos padrões de gestão e manutenção.
Carl McClean, representante da premiação, destacou que o reconhecimento reflete o esforço contínuo de voluntários e funcionários que dedicam o ano inteiro ao cuidado destes espaços. O próprio destaca ainda a relevância dos parques para as comunidades locais.
De acordo com a Câmara do Porto, o “Green Flag Award” avalia uma série de critérios, como a limpeza, segurança, manutenção, preservação da biodiversidade, envolvimento com a comunidade, e a valorização da paisagem e do património cultural.
O prémio em contexto nacional
Outro aspeto que também salta particularmente à vista tem a ver com o destaque da cidade do Porto em relação aos sítios premiados. Só em Portugal, foram 8 locais distinguidos, 4 deles na cidade Invicta.
Importa destacar que o Porto teve o privilégio de receber o prémio em questão, pela primeira vez, no ano de 2019. Por todo o mundo, o “Green Flag Award” já premiou cerca de 2.400 parques e jardins em 18 países por todo o mundo.