PUB
Recheio 2024 Institucional

“Porto”, filme rodado na cidade Invicta, já está disponível na HBO

“Porto”, filme rodado na cidade Invicta, já está disponível na HBO

A primeira longa-metragem de distribuição internacional rodada na cidade do Porto, com o apoio da autarquia, estreou recentemente na plataforma de filmes e séries HBO Portugal.

Realizado pelo brasileiro Gabe Klinger e produzido pelo português Rodrigo Areias, “Porto” fala sobre a história de amor entre um norte-americano e uma francesa que têm uma breve mas intensa relação na cidade Invicta.

A película conta com Anton Yelchin (que faleceu num acidente poucas semanas depois das rodagens), Lucie Lucas e o portuense Paulo Calatré nos principais papéis.

O filme, que chegou a ter por título “Porto, mon amour”, foi exibido comercialmente em 25 países, tendo estreado nas salas de cinema portuguesas em fevereiro de 2017.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a empresa municipal Ágora, a comparticipação financeira da Câmara do Porto foi de 75 mil euros, sendo que o investimento total na produção da obra cinematográfica ascendeu “a milhões de euros”, segundo Rodrigo Areias.

Na cerimónia de estreia no Porto, Gabe Klinger, o realizador, revelou que quis filmar em película de 35 milímetros e não em digital “porque o digital não capta tão bem a luz do Porto. Quisemos captar essa luz do Porto”, afirmou, assumindo inspiração em Manoel de Oliveira.

De salientar que o filme “Porto”, que pode agora ser visto na plataforma HBO (sujeita a subscrição), obteve 17 nomeações para prémios em festivais de cinema internacionais, arrecadando galardões na Argentina, na Bélgica e em Portugal.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce