PUB
CMPorto

Porto: “Bairro Feliz” continua a apoiar causas solidárias

Porto:

A propósito do Dia Mundial do Vizinho, que se celebra este sábado, dia 27 de maio a VIVA! dá-lhe a conhecer o projeto do Pingo Doce «Bairro Feliz». O programa vai apoiar, através de cada loja, uma causa que impacte positivamente a comunidade onde se insere.

As inscrições para a submissão de novas ideias e projetos já estão abertas. O Pingo Doce procura iniciativas que pretendam o “bem-estar da vizinhança e a melhoria do bairro”, sendo que no final, “serão os vizinhos que irão votar para escolher o projeto” que cada loja “vai apoiar com até 1.000€”.

Os projetos, que podem abranger as áreas da saúde, bem-estar e desporto; apoio social e cidadania; cultura e lazer; educação; ambiente e apoio Animal, podem ser submetidos até dia 4 de julho. Estes podem chegar por vontade de grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc.).

À semelhança do processo das edições anteriores, todas as inscrições serão avaliadas por um grupo de jurados que irão selecionar as duas causas finalistas para cada loja Pingo Doce. Entre 10 de outubro e 25 de novembro os projetos estarão a votos nas lojas e a mais votada pela vizinhança receberá o montante necessário para a sua concretização, tendo seis meses para implementar o projeto.

Citada na nota de imprensa, Filipa Pimentel, diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, sublinha que “com o regresso do Bairro Feliz” vão “continuar a promover a união das comunidades e a boa vizinhança, através de projetos que, de facto, tenham impacto no dia-a-dia das pessoas”.

“A adesão das últimas edições espelha o quanto os portugueses estão atentos às necessidades das comunidades nas quais se inserem e a vontade de passarem à ação para tornar a vida de todos melhor”, acrescenta.

No âmbito do Bairro Feliz, já foram apoiadas 1037 causas, o que representa um investimento do Pingo Doce de mais de um milhão de euros.

Projeto «Caminhar para o sonho»
Tal como aconteceu um pouco por todo o país, também no distrito do Porto foram selecionadas várias causas vencedoras na última edição do Bairro Feliz.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No caso da loja de Matosinhos Brito Capelo o projeto apoiado foi «Caminhar para o sonho», que permitiu ajudar a adolescente Mara, diagnosticada com “Esclerose Tuberosa com Epilepsia Intratável”. As sessões de terapia melhoraram a sua qualidade de vida e, atualmente, a prioridade é ajudá-la a conseguir andar.

Numa entrevista à VIVA! a sua avó Maria do Carmo revelou que a decisão de participar nesta iniciativa do Pingo Doce foi uma ideia sua. O processo de inscrição foi fácil, mas os dias em que a causa esteve a votos foram vividos com alguma ansiedade.

“Fui muitas vezes à loja para perceber se as pessoas estavam a colocar as moedas no projeto da minha neta”, confessou.

Maria do Carmo contou também que falou “com muitas pessoas para irem ao Pingo Doce fazer as compras e poderem votar”, sentindo em todo o processo um forte espírito de entreajuda e preocupação por parte da comunidade, para que a causa de Mara fosse a vencedora.

Conhecido o resultado, o valor do «prémio» foi entregue à Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras para que fosse possível fazer as terapias. Maria do Carmo sublinhou, no entanto, que a sua neta continua a precisar de “muitos patrocínios pois as sessões de terapia são sempre necessárias”.

O balanço da participação no «Bairro Feliz» é “muito positivo” e considera que este programa deve ser mantido porque “existe cada vez mais gente a precisar de ajuda”.

Artigos relacionados
Sabe que tipo de vizinho é? Veja estas 5 categorias

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem