A Câmara Municipal do Porto já distribuiu 15 mil máscaras cirúrgicas descartáveis, pelos mais de 70 lares da cidade, para apoiar as visitas de familiares aos idosos internados.
A informação foi avançada pela própria autarquia, um dia depois de ter realizado, em articulação com as autoridades de saúde, formação dos profissionais dos lares da cidade para a promoção de visitas, como já havia sido noticiado pela VIVA!.
O presidente da Câmara, Rui Moreira, entende as visitas aos lares de idosos “essenciais”, desde que feitas “em condições de segurança e conforto para todos”, razão pela qual está a promover a formação destes profissionais. O objetivo, lê-se no site do município, é “prevenir que o período de desconfinamento conduza a novo surto de covid-19”, protegendo, assim, quer os idosos quer os seus familiares durante as visitas.
“Por cada idoso foram distribuídas cinco máscaras, o que, face às normas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), permitirão alimentar visitas durante mais de um mês”, salientou ainda a autarquia, alertando que a distribuição de equipamentos de segurança, anunciada pelo Governo, para os “lares do Norte” terá chegado a apenas duas instituições.