RECHEIO 50 ANOS

Porto acende as luzes de Natal esta quarta-feira

Porto acende as luzes de Natal esta quarta-feira

No feriado de 1 de dezembro, a cidade do Porto dará, oficialmente, as boas-vindas ao Natal de 2021, com a ligação das mágicas luzes da Natal e da árvore, que volta à Praça do General Humberto Delgado.

Tendo em conta o reforço das medidas para combater a pandemia de covid-19, que entram, precisamente, em vigor esta quarta-feira e evolução dos trabalhos da linha Rosa da Metro do Porto, que condicionam o trânsito na Avenida dos Aliados, o momento será vivido de forma mais simbólica, mas igualmente especial, que contará com um concerto gratuito de Bárbara Tinoco, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Serão cerca de uma centena as ruas, praças, largos e jardins do Porto que se iluminarão, pelas 17h30, com mais de 2,5 milhões de micro lâmpadas LED de baixo consumo e cerca de 900 peças decorativas, num projeto desenvolvido em parceria com a Associação Comercial do Porto.

As localizações das luzes “tiveram em conta as zonas de maior presença de comércio tradicional e pontos de interesse da cidade”, indicou a autarquia liderada por Rui Moreira, em comunicado.

Este ano, a árvore de Natal, com 34 metros de altura por 15,5 metros de largura, reunirá também grande parte das atenções, uma vez que terá “um brilho diferente”. “Será revestida por aproximadamente 50 mil Leds (Pixel e RGB) e animada por tecnologia vídeo”, o que, além de possibilitar diferentes tonalidades ao longo do dia/noite, permitirá também “exibir um conjunto de animações, sincronizadas com música, a cada 30 minutos”.

Adicionalmente, a Câmara Municipal preparou também um “projeto especial” para as ruas de Cedofeita e das Flores, que terão instalados equipamentos que vão “lançar pequenos flocos de neve”. O espetáculo, que pretende estimular o comércio tradicional e a partilha de experiências em família, poderá ser apreciado aos feriados, aos sábados e domingos, até 19 de dezembro, e, diariamente, de 20 a 23 dezembro, entre 17h30 e as 19h30 horas.

À semelhança dos outros anos, o momento do ligar das luzes terá também a música como protagonista, mas em moldes diferentes. O município anunciou um concerto, gratuito, de Bárbara Tinoco no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, agendado para as 16h30.

O palco contará também com a voz de Rita Rocha, que ficou conhecida do grande público após a participação na última edição do concurso “The Voice Kids”, e que fará a abertura do momento musical. Seguir-se-á Bárbara Tinoco, que contará com convidados como Carolina Deslandes, Elisa, Joana Almeirante e Rita Rocha.

Os bilhetes para os espetáculos podem ser levantados, no local, a partir das 22h00 desta terça-feira ou então na quarta-feira, a partir das 09h00.

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal explicou que tinha programado outros eventos para as primeiras semanas de dezembro, que foram cancelados, devido ao anúncio das novas medidas de combate à pandemia.

Conheça o programa completo do dia 1 de dezembro:
10h30
Conto Infantil – “Pela ponta do Nariz”, pela companhia O Som do Algodão
Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota
11h30
Novo Circo – “EnaniCiclos”, pela Enano Free Artist
Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota
16h30
Concerto Rita Rocha + Bárbara Tinoco & Convidados (Carolina Deslandes, Elisa, Joana Almeirante e Rita Rocha)
Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota
17h30
Ligação das luzes de Natal na cidade

Fotografia: ano 2018

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes