PUB
Philips S9000

Parque de São Roque tem novos miradouros com vistas para o Douro

Parque de São Roque tem novos miradouros com vistas para o Douro

“Esta é a continuação da nossa intenção em investir na zona oriental da cidade, mais especificamente em Campanhã”, foi desta forma que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, começou por falar aos jornalistas, no âmbito da visita ao Parque de São Roque.

O autarca disse que a obra realizada no local foi uma “oportunidade, por um lado, para ampliar o parque e criar uma zona plana [na parte superior] e, por outro, reabilitar todo o espaço, ou seja, tratamento das árvores, caminhos pedonais, peças arquitetónicas e históricas que aqui existem e que foram totalmente recuperadas, aumentando o espaço de fruição para os visitantes”.

Recorde-se que aos quatro hectares já existentes somaram-se mais de 1,2 hectares a entrar em zona de mata, anteriormente inacessível aos visitantes, “que fazem agora parte dos 5,2 hectares de área circulável do parque, passando a gozar de novos miradouros com vistas privilegiadas sobre o rio Douro, novidade decorrente da extensão realizada”.

Estas obras permitiram também, de acordo com Rui Moreira, “uma maior transparência com a Casa São Roque, hoje já um importante polo, em termos culturais. Atualmente, cerca de 30% dos seus visitantes vem de fora do Porto, consolidando os hábitos de um corredor cultural que pretendemos que exista com o futuro espaço a criar no Matadouro”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O presidente da Câmara do Porto, que aproveitou para visitar a exposição «Warhol, pessoas e coisas», patente na Casa São Roque, um dos espaços mais visitados do parque, anunciou também que o local poderá vir a receber, já no próximo ano, a exposição das camélias. “Este sítio tem uma coleção de camélias absolutamente incrível, pelo que é apropriado para a exposição”, frisou.

Referir que a beneficiação e extensão do Parque de São Roque enquadra-se na estratégia municipal de adaptação às alterações climáticas que prevê um aumento de áreas verdes na cidade.

Fotos: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem