CMPorto

Pandemia em destaque na Bienal Internacional de Arte de Gaia 2021

Pandemia em destaque na Bienal Internacional de Arte de Gaia 2021

“Coronavírus não destrói a criatividade – Reações e Consequências” é uma das várias iniciativas previstas para a antiga fiação de Crestuma, em Lever, local que vai acolher a quarta Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia, marcada para 17 de abril a 20 de julho.

“Uma das características da nossa bienal é que é uma bienal de causas. Não queremos expor arte pela arte, queremos expor arte e agitar consciências. Este [a pandemia] é um dos temas aos quais não podemos estar indiferentes”, referiu Agostinho Santos, diretor da iniciativa organizada pela Artistas de Gaia — Cooperativa Cultural, CRL, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A exposição “Coronavírus não destrói a criatividade – Reações e Consequências” partiu de um desafio lançado aos artistas ainda na primeira vaga da pandemia, em 2020, altura em que estes foram convidados a abordar o tema quer através da pintura, quer através de outras expressões artísticas.

Ao todo, 176 artistas de oito nacionalidades responderam ao desafio.

Esta é uma das várias iniciativas previstas para a antiga fiação de Crestuma, em Lever, local que vai acolher a Bienal de Arte de Gaia 2021, depois de já ter acolhido a edição de 2019.

Este ano, o evento terá mais espaço. “São três pavilhões, seis mil metros quadrados, a segurança está em primeiro lugar”, disse à agência Lusa o responsável, citado pelo Notícias ao Minuto.

A quarta edição da Bienal Internacional de Gaia terá representadas “todas as expressões artísticas”, nomeadamente pintura, escultura, desenho, fotografia e cerâmica.

Os homenageados são o pintor Albuquerque Mendes e o escultor Paulo Neves.

Entre as várias exposições, destaque ainda para a “Novos Orientes”, com curadoria de Manuel Novaes Cabral, que junta fotografias e maquetas do projeto que Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira apresentaram na China e que ganhou o prémio Archdaily, na categoria Cultural Architecture Building of the Year 2021.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes