PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Oito linhas da STCP no Porto reforçadas a partir de quinta-feira

Oito linhas da STCP no Porto reforçadas a partir de quinta-feira

Oito linhas da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vão ser reforçadas a partir desta quinta-feira, dia 1 de outubro, naquela que é uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal do Porto, e que representa um investimento de 420 mil euros, assumidos, na íntegra, pelo município. 

Em causa está um reforço das linhas 200 (Bolhão-Cast. Queijo), 201 (Aliados-Viso), 203 (Marquês-Cast. Queijo), 204 ((Hosp. de S. João-Foz), 205 (Campanhã-Cast. Queijo), 207 (Campanhã-Mercado da Foz), 208 (Aliados-Aldoar) e 305 (Cordoaria-Hosp. de S. João), cujos serviços foram reforçados, no seu conjunto, com 160 viagens adicionais por dia, o que corresponde a um aumento de cerca de 16%, em horário diurno, e aos dias de semana. 

Recorde-se que este reforço tem como objetivo “fortalecer a oferta do serviço de transporte público rodoviário na cidade do Porto, tendo por base uma maior procura, devido ao funcionamento regular de escolas e universidades e o regresso gradual da sociedade à normalidade” assim como o cumprimento da lotação, por veículo, de 2/3 de capacidade máxima autorizada, imposta pelas autoridades governamentais no atual contexto de pandemia.  

Recordando que o complemento desta oferta surge também “enquadrado nas medidas de prevenção da pandemia covid-19 implementadas pela operadora”, a STCP adianta, em comunicado, que “está a desenvolver todos os esforços para que, dentro de similar enquadramento, ainda durante o mês de outubro, seja possível aumentar a oferta em linhas que servem também os restantes concelhos servidos – Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia”.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No entanto, acrescenta ter “limitação dos recursos disponíveis para aumentos de oferta”, pelo que, para responder a esta necessidade urgente de aumento de viagens em algumas linhas, está “a avaliar outras soluções, nomeadamente através da subcontratação de operação de linhas ou pelo aluguer e/ou aquisição de autocarros”.  

“De momento, para conseguir operacionalizar os reforços das linhas do Porto, a STCP avançou já com a subcontratação da Linha 403 (Boavista [Casa da Música-Campanhã]) à empresa Maia Transportes, a partir de amanhã, dia 1 de outubro”, indica, acrescentando que os autocarros que irão circular “estarão devidamente identificados com a marca STCP e serão operados de acordo com as condições que vigoram em toda a rede da empresa”. 

A subcontratação apenas abrange os dias úteis, mantendo a STCP a operação das linhas aos fins de semana e feriados. A adjudicação da subcontratação tem a duração de três meses, ou seja, até 31 de dezembro.   

No mesmo enquadramento, a empresa refere que prevê para a próxima semana a subcontratação da Linha ZC (Estádio do Dragão-Areias), que contará com autocarros minis com uma capacidade de lotação superior à que, atualmente, a STCP tem afeta.  

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce